Concen entra com recurso contra decisão que deixou tarifa de energia acima do esperado
Aneel aprovou o índice médio de 9,28% para a Revisão Tarifária Periódica, na última reunião de diretoria.
O Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen) ingressou na última segunda-feira, 17/04, com recurso administrativo questionando a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que na última reunião de diretoria, em 04/04, aprovou o índice médio de 9,28% para a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da EMS. A decisão da Aneel que majorou o índice leva em conta previsões de perda de mercado com a Geração Distribuída.
O Concen, em seu recurso, observa que os critérios utilizados pela Aneel estão em desacordo com o Proret (Procedimentos de Regulação Tarifária) Submódulo 2.5, que ordena utilizar a média de mercado dos últimos 5 anos, excluídos o ano anterior à revisão tarifária de cada período, enquanto a reguladora alterou incluindo também os últimos 12 meses.
A presidente do Conselho, Rosimeire Costa, explica que a RTP olha todos os fatores, como investimentos e variação de mercado para a área de concessão, que impactam a tarifa para os próximos cinco anos. “Nosso recurso questiona a majoração adicional, alterando os prazos em que o mercado deve ser levantado e ainda inclui uma projeção, quanto à perda de mercado em função do crescimento da Micro e Mini Geração Distribuída - MMGD. O que argumentamos é que, se essa perda se confirmar e a concessionária estiver em exposição involuntária, existe a previsão regulamentar de ingressar com pedido de revisão tarifária extraordinária”, argumenta. Rosimeire observa, ainda, que Mato Grosso do Sul apresenta a peculiaridade de uma área muito grande, com poucos consumidores dividindo os custos do condomínio.
O recurso também enfatiza os impactos da utilização do IGPM para correção que, no último ciclo (2018 a 2022) acumulou 76,48%, muito acima dos custos da concessionária.
Veja Também
Audiência pública para Revisão Tarifária Periódica da Energisa MS será dia 02 de fevereiro
Presidente do Concen de evento alusivo aos 30 Anos dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica
Energia Elétrica fica 9,58% mais cara para consumidores residenciais no sábado, 08/04
Energisa reforça orientações de segurança com rede de energia elétrica
Em reunião no Ministério das Minas e Energia, Concen solicita medidas contra impactos na tarifa
Agência de Regulação orienta consumidores de energia a buscarem benefício do Desenrola Brasil