Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Economia

Depois de queda da Selic, índice de confiança da indústria reage e sobe, avalia CNI

Pela primeira vez desde outubro de 2022, as expectativas em relação à economia brasileira cruzaram a linha que separa o pessimismo do otimismo para os próximos seis meses.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 2,1 pontos, de 51,1 pontos para 53,2 pontos. O aumento mostra que o indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) começa a se afastar da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. Foram ouvidos 1.373 empresários, entre eles 555 de pequeno porte, 508 de médio porte e 310 de grande porte entre 1º e 7 de agosto de 2023.

“A confiança está mais forte e disseminada entre os empresários da indústria. Foi a primeira vez, em 10 meses, que o índice de expectativas sobre a economia brasileira ultrapassou a linha divisória de 50 pontos. A transição do pessimismo para o otimismo em relação aos próximos seis meses da economia está relacionada com o início da redução da taxa básica de juros e a previsão de novos cortes até o fim do ano”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O Índice de Condições Atuais, que compõe o ICEI, avançou 1,8 ponto, para 47,3 pontos. Ao se manter abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o componente segue demonstrando percepção de piora das condições atuais da economia brasileira e das empresas. Contudo, com o avanço do índice, a percepção dos empresários é de piora mais fraca e menos disseminada em agosto.

O outro componente do ICEI, o Índice de Expectativas, subiu 2,3 pontos para 56,2 pontos, indicando expectativas mais otimistas para os próximos seis meses. Esse índice é composto por expectativas em relação à economia, que passou de 48,2 pontos para 51,5 pontos e em relação à própria empresa, que subiu de 56,7 pontos para 58,6 pontos.

Como a confiança é calculada? 

O ICEI é composto por dois componentes: Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas. A CNI avalia esses dois componentes a partir da percepção do empresário em relação a economia e em relação à própria empresa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MS Day: Mato Grosso do Sul apresenta atrativos e competividade em rodada de negócios na sede da CNI

Além das fronteiras: MS Day coloca Estado em evidência no centro financeiro do País

Em evento na sede da CNI em SP, Mato Grosso do Sul se destaca como “a bola da vez” para investimentos

MS Day: Riedel destaca vitrine nacional e R$ 5,5 bi de novos investimentos para o Estado

Copom corta taxa de juros novamente: Selic vai a 12,75%

Fiems considera acertada nova redução na taxa de juros

CNI prevê alta de 3,3% do PIB e queda de 0,5% na indústria de transformação em 2023

Situação financeira melhora para pequenas indústrias em 2023, mostra CNI