Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 85,5% das vagas no estado em fevereiro
Estudo do Sebrae, com base em dados do Caged, aponta que entre demissões e contratações, pequenos negócios apresentaram saldo de 4,6 mil vagas.
O último levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado neste mês, mostra que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por 85,5% dos empregos formais de Mato Grosso do Sul em fevereiro deste ano, considerando demissões e contratações.
Segundo o levantamento, as MPEs apresentaram saldo de 4.651 vagas no estado no mês de fevereiro. Já as médias e grandes empresas (MGE), apresentaram saldo igual a zero, enquanto a administração pública foi responsável por 178 postos, do total de 5.440 vagas em Mato Grosso do Sul neste período. Os 611 empregos restantes estão ligados ao saldo de pessoas físicas (CPF) que empregam outras, a exemplo de empregadas domésticas.
“Vemos mais um mês em que os pequenos negócios são responsáveis pelo saldo positivo de empregos em Mato Grosso do Sul, resultado que mostra também o momento otimista que nossa economia vive. No mês de fevereiro, entre os pequenos negócios, os setores que mais se destacaram foram Construção, Serviços e Agropecuária, e isso deve se refletir em outras áreas também, movimentando a economia local”, analisa o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
O setor de Construção das micro e pequenas empresas foi o grande destaque de empregos em Mato Grosso do Sul, com saldo de 1.580 postos no mês de fevereiro, seguido pelo setor de Serviços (1.415); Agropecuária (1.037); Indústria Transformação (303), Comércio (253) e Extrativa Mineral (90). O único setor que registrou saldo negativo, em fevereiro, foi o de serviços industriais de utilidade pública (SIUP), com -27 vagas de trabalho.
A soma do saldo ajustado de empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas nos meses de janeiro e fevereiro comparada ao mesmo período do ano passado mostra um aumento de 1.829 postos de trabalho gerados nos dois primeiros meses do ano de 2023.
O estudo completo contém ainda dados em nível nacional, e pode ser conferido no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Veja Também
Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais
Sebrae/MS apoia empreendedores locais do Pantanal com capacitação em associativismo
Para impulsionar o desenvolvimento de Ladário, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora
Rota Gastronômica Pantaneira destaca culinária corumbaense, diz prefeito
Dia das Mães deve movimentar R$ 493 milhões em MS, salto de 37% em relação a 2022
Vinícola em Aquidauana quer colocar a região do Pantanal no mapa do enoturismo
Agências de turismo de Corumbá se unem para promover “city tour”
MS tem a quarta menor taxa de desemprego do País, mostra pesquisa do IBGE
Mês de abril tem 64% de empregos em micro e pequenas empresas