Petrobras anuncia redução de até 10% no preço do gás natural para distribuidoras
Preço do gás natural já caiu 25% desde o ano passado; redução pode chegar até 35% com novas modalidades comerciais para distribuidoras e consumidores livres.

A Petrobras aprovou nesta sexta-feira (10) novas modalidades de comercialização do gás natural que devem reduzir em até 10% os preços para as distribuidoras. A estatal anunciou que vai oferecer um mecanismo de redução de preço nos contratos de venda atualmente vigentes, de acordo com sua performance.
“Com este novo mecanismo, a depender dos contratos e volumes movimentados, as distribuidoras terão uma redução adicional de até 10%”, afirmou a Petrobras, em nota. A companhia destaca que o preço do gás natural acumula redução de cerca de 25% de o início do ano passado. E que poderá chegar até 35% com a revisão dos contratos.
Além disso, para os “consumidores livres” – que não têm contratos – a estatal vai oferecer uma nova carteira de produtos “em condições mais customizadas e competitivas”. “Desta forma, a Petrobras intensifica sua atuação no processo de abertura de mercado, contribuindo para expansão e fortalecimento de um mercado livre mais líquido, competitivo e diversificado”, destaca a empresa.
Em 1º de maio, a Petrobras já tinha reduzido os preços do gás natural em 1,5% para as distribuidoras, em relação ao início do trimestre fevereiro-março-abril de 2024. Neste caso, a queda se deu pela redução no preço do petróleo no mercado internacional.
A estatal ressalta que não determina o preço final do gás natural ao consumidor. É preciso considerar os custos de transporte, as margens das empresas e os impostos. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.
Outro, porém, é que não se trata do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. O gás natural é utilizado como combustível veicular (GNV) e nas usinas termelétricas. E também em diversos setores industriais, como químico, metalúrgico, plástico, cerâmico e farmacêutico, por exemplo.
Veja Também
Usina Termelétrica de Três Lagoas completa 20 anos
Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres
Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS
Governo de MS anuncia 63 benefícios fiscais que vão gerar impacto no bolso do cidadão
Investimento e geração de empregos: empresa realiza pesquisa para identificar gás natural em MS
Produção de petróleo da União alcança novo recorde em junho, ultrapassando os 70 mil barris por dia
Governo oferecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias
Governo do Estado firma parcerias e ônibus movido 100% a GNV começa a ser testado em MS