Produção industrial apresentou crescimento ou estabilidade em quase 80% das empresas de MS em janeiro
Para os próximos seis meses, as expectativas seguem predominantemente positivas em relação a demanda, compras de matérias-primas e número de funcionários.
A produção industrial de Mato Grosso do Sul apresentou melhora na passagem entre os meses de dezembro e janeiro, conforme Sondagem Industrial do Radar Industrial Fiems. Houve aumento do otimismo dos empresários em relação ao desempenho projetado para suas empresas, o que se refletiu nos índices de intenção de investimento e, principalmente, confiança.
Para os próximos seis meses, as expectativas seguem predominantemente positivas em relação a demanda, compras de matérias-primas e número de funcionários. “Em janeiro, 79% das empresas industriais de Mato Grosso do Sul disseram que a produção foi igual ou superior em relação ao mês de dezembro, indicando crescimento de 23 pontos percentuais em relação ao último levantamento”, explicou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.
Quanto à utilização da capacidade instalada, 72% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção ficou em 70%.
Quanto ao índice de confiança, o indicador apresentou elevação de 3,3 pontos, refletindo uma melhora na avaliação das condições atuais e um aumento do otimismo dos empresários em relação ao desempenho projetado para suas empresas nos próximos seis meses. Já o índice de intenção de investimento encerrou o mês em 61,3 pontos, sinalizando que o empresário industrial sul-mato-grossense se mantém disposto a realizar investimentos.
“Por fim, considerando as expectativas para os próximos seis meses, 51% dos participantes disseram que a demanda por seus produtos deve ficar estável, enquanto 30% acreditam que deva aumentar”, destacou Ezequiel Resende.
Em relação à quantidade de funcionários, o quadro total deve permanecer o mesmo para 73% dos respondentes, já 20% esperam elevar o número de colaboradores no intervalo considerado. Quanto à compra de matérias-primas, 56% disseram que o volume deve ser o mesmo nos próximos seis meses, enquanto 30% pretendem aumentar as aquisições nesse período.
Veja Também
Indústria de MS já gerou mais de 11,4 mil novos postos de trabalho de janeiro a outubro de 2023
Indústria de MS fechou 2023 com um saldo positivo de 8 mil novas vagas de emprego abertas
Geração de empregos cresce 321% e indústria de Corumbá ganha 1,1 mil novas vagas
Receita com exportação de industrializados de MS soma US$ 461,4 milhões em janeiro
Produção industrial recua em fevereiro e emprego avança, aponta CNI
Indústria de MS gerou 2.252 novos postos formais de trabalho em janeiro
Indústria de MS abriu 1,3 mil novas vagas de emprego em fevereiro
Exportação de industrializados de MS em março atingem US$ 434,7 milhões
Produção industrial de MS se manteve estável ou em crescimento em 72% das empresas em maio