Aulas no IFMS são retomadas após greve de servidores
Atividades letivas e administrativas voltam à normalidade de forma gradual nos dez campi do IFMS. Movimento grevista teve início em abril.

As atividades letivas e administrativas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão sendo retomadas gradualmente após o movimento grevista de servidores, iniciado em 3 de abril.
De acordo com comunicados emitidos pelas direções-gerais dos campi da instituição, a situação está voltando gradativamente à normalidade:
- Nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, as aulas de vários cursos foram retomadas ao longo desta semana;
- Em Três Lagoas, a data agendada para retorno é a próxima segunda-feira, 1º de julho, conforme informado no Comunicado 02/2024.
As informações sobre cursos ofertados a distância estão disponíveis no Comunicado do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread).
Informações e documentos relacionados o movimento grevista estão publicados na página Saiba mais sobre a Greve.
Desafios - Após quase três meses de greve de servidores docentes e técnico-administrativos, a reitora Elaine Cassiano destaca o compromisso do IFMS com a garantia da educação profissional técnica e tecnológica de qualidade.
"Estamos comprometidos em superar os desafios que se apresentam após a greve, focando na reorganização das atividades administrativas e letivas, especialmente no retorno dos nossos estudantes às salas de aula. Este é um momento de recomeço, onde juntos olharemos para o futuro, fortalecendo nossa missão e garantindo que todos tenham seus direitos respeitados e garantidos", afirma Elaine.
Para os diretores-gerais dos campi, os desafios neste momento são garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e concluir o primeiro semestre letivo.
"O maior desafio agora é a organização das reposições das aulas pela equipe de coordenadores, equipe pedagógica e direção de ensino, respeitando todas as diretrizes legais, mas de forma que possamos revisar todos os conteúdos das unidades curriculares com os estudantes, oportunizando a eficiente retomada do aprendizado", ressalta a diretora-geral do Campus Coxim, Angela Kwiatkowski.
Para a diretora, a comunicação com a comunidade é fundamental.
"Neste momento de retorno à rotina escolar, também é importante manter o diálogo com os pais e responsáveis. Esperamos que seja uma retomada de forma tranquila, e que não haja prejuízos para os nossos alunos na questão do ensino e aprendizado", complementa.
O diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima, está entusiasmado para a volta da rotina na unidade.
"Estamos muito alegres e esperançosos com o retorno, os estudantes fazem muita falta! Os grandes desafios que nós temos agora são conseguir manter o nível do ensino oferecido, e fazer com que discentes e toda a comunidade possam ser atendidos pelo IFMS".
O calendário de reposição das atividades letivas está sendo discutido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) junto aos campi e será divulgado em breve.
Acordo - As propostas do Governo Federal para as carreiras técnico-administrativa em educação e docente foram aceitas pelo servidores do IFMS na última quinta-feira, 20, e referendadas no sábado, 22, durante a 193ª Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
O ato de assinatura dos termos do acordo com os docentes e técnicos-administrativos ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 27, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília (DF).
Veja Também
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Servidores do IFMS aceitam propostas do Governo Federal para pôr fim à greve
IFMS inicia matrícula para técnico integrado em Campo Grande e Corumbá
IFMS abre inscrição de trabalhos para Seminário de Pós-Graduação
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
Gestores do IFMS fortalecem relação com Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul
Inscrições para especializações gratuitas do IFMS seguem abertas
IFMS abre cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade