Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Educação

Câmeras e rondas contra onda de violência nas escolas de Corumbá

Secretaria de Estado de Educação e PM tentam evitar novos episódios em unidades de ensino.

Fotos: Divulgaão/Polícia Militar

Uma briga entre duas estudantes, em frente ao portão da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, em Corumbá, despertou autoridades para a onda de violência em unidades de ensino. A confusão terminou com uma das envolvidas ferida no braço a golpes de faca de cozinha. Vídeos feitos por outros alunos viralizaram nas redes sociais e foram compartilhados em aplicativos de mensagens.

Governador Eduardo Riedel na Central de Monitoramento em Campo Grande - Fotos: Bruno Resende

A adolescente ferida foi socorrida pela direção da escola. As duas alunas são da Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos que, por causa de uma reforma geral, utiliza o espaço da Escola Dr. João Leite de Barros durante a tarde.

Segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação), que acompanha os desdobramentos do episódio por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá, os responsáveis pelas estudantes foram chamados até a escola. O caso foi registrado em ata e deu origem a um boletim de ocorrência na Polícia Civil. A estudante que agrediu a colega com uma faca foi submetida ao regimento escolar, que, em casos de ato infracional, prevê desde suspensão até transferência compulsória.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, afirma que a pasta trabalha com o “apoio por parte dos psicólogos educacionais, que são responsáveis por instrumentalizar diretores para que possam dar os devidos encaminhamentos quando situações de vulnerabilidade forem observadas”.

Além do suporte psicológico, a SED investe no videomonitoramento das escolas. Com aproximadamente 6 mil estudantes, as 11 unidades escolares estaduais de Corumbá contam com sistema interno de vigilância por câmeras de segurança.

De acordo com o secretário, a ação “traz mais segurança para o ambiente escolar e ajuda no trabalho dos nossos profissionais”. Daher completa que o videomonitoramento já faz parte do protocolo da Rede Estadual de Ensino.

No dia seguinte ao caso na saída da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, o governador Eduardo Riedel (PSDB) visitou o Centro de Monitoramento das escolas estaduais, que fica em Campo Grande. Com dez salas, 240 funcionários e operação 24 horas por dia, a central começou a funcionar há um ano. O governo espera que, até o fim do mês, 298 das 348 escolas estaduais estejam integradas ao projeto.

A SED ainda aposta em ações preventivas, como palestras, orientações e distribuição de guias e documentos com informações complementares para as escolas.

PM não tem equipe especializada em ocorrências escolares
Palestras educativas também fazem parte do trabalho da Polícia Militar nas unidades da Rede Estadual de Ensino. Em nota, o 6º Batalhão de Corumbá alega que, quando convidado, faz visitas às escolas para tratar de temas como violência e combate às drogas.

O 6º Batalhão não conta com equipes especializadas no atendimento a ocorrências envolvendo escolas. No dia a dia, as unidades de policiamento comunitário são as responsáveis por rondas preventivas em Corumbá e Ladário, principalmente no horário de saída dos alunos.

Equipes especializadas não temos, mas contamos com as equipes do policiamento comunitário na cidade de Corumbá e Ladário, que realizam rondas e policiamento em escolas. Fora isso, diariamente são realizadas rondas preventivas, principalmente nas saídas dos alunos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Estudante fica ferida após ser atingida por golpe de faca desferido por outra aluna em Corumbá

Briga de estudantes na porta do João Leite foi após autora mexer no celular durante prova

O QUE ESTA ACONTECENDO COM ESSA GERAÇÃO?

Governo Federal cria canal de denúncias contra ataques e ameaças a escolas

Durante agressões do marido, mulher consegue fugir e aciona a Polícia Militar na BR 262 em Corumbá

Tiro disparado em restaurante ocorreu após uma brincadeira com time de futebol

Governador reúne secretários e marca data para anunciar novo plano de segurança para escolas

Agentes de trânsito reforçam a segurança nas escolas

Polícia Civil deflagra operação “DAIJI Guardiã”, para coibir atos de violência nas escolas em Corumbá

Homem finge ser revendedor e rouba dois facões artesanais de loja no Porto de Corumbá

Prefeitura de Corumbá acompanha com atenção os casos de violência contra unidades escolares ocorridos em algumas cidades do Brasil

Reforço na ronda policial, ampliação do monitoramento, botão de pânico e helicópteros são algumas medidas contra onda de violência nas escolas do MS

Por terra e pelo Ar, Polícia Militar realiza operação para combater ações criminosas em Corumbá

Vereador pede segurança total nas escolas para inibir atos de violência

Sejusp intensifica monitoramento de escolas para reduzir tempo de resposta em ocorrências

Dia D da Cultura da Paz será realizado terça-feira, 18, nas escolas da REME e CRAS

Estelionatários abandonam veículo ao deparar com fiscalização da PRF na Ramão Gomez

Ações para garantir segurança nas escolas terão continuidade em MS

Governo de MS vai entregar R$ 300 milhões em reformas de escolas até o final de 2024