Camila Ítavo assume a Reitoria da UFMS
Nova reitora estará à frente da Universidade pelos próximos quatro anos.

Nesta segunda-feira, 28, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo para a reitora Camila Ítavo, que estará à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. No Dia do Servidor Público, a solenidade no Teatro Glauce Rocha teve a presença de estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFMS, além de autoridades municipais, estaduais e federais.
“Hoje estamos renovando a esperança. Sou reitora, mas antes sou professora da Universidade. Há um tempo atrás eu era estudante. Isso me reveste de muito amor e esse sentimento me ajuda agora a cuidar dos estudantes, dos meus colegas professores e técnicos e pensar em uma UFMS cada vez melhor. Estamos entre as melhores do mundo, melhoramos o conceito dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Partimos dos 18 mil estudantes para 40 mil. Temos que fazer ainda mais pelas pessoas, ajudando os municípios, o estado de Mato Grosso do Sul, o país, pois a ciência e a educação são fundamentais para o desenvolvimento social, econômico, para que as pessoas tenham melhores condições de vida, dignidade e desenvolvimento”, falou.
A nova reitora cumprimentou a todos os estudantes, grupos e representações estudantis e disse que é por eles que a Universidade existe, agradeceu a todos os técnicos-administrativos e professores pela dedicação e parabenizou os servidores públicos pelo seu dia. “Me sinto extremamente honrada por ter sido eleita democraticamente, por ter tido apoio da maioria nos três segmentos, estudantes, técnicos e professores, e por ter tido a confiança do nosso ministro Camilo Santana, também do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse respeito do desejo da Universidade. […] Essa missão se torna mais especial porque vou suceder o professor Marcelo Turine, que ao longo dos últimos anos, com muito trabalho, estratégia e inovação impactou positivamente a história da nossa Universidade. […] Mais do que um companheiro de trabalho, parceiro de jornada, você é um grande amigo, agradeço pela generosidade, parceria e por me iluminar nesse processo de amar a nossa UFMS, desejo sucesso e conto contigo”, disse.
Ao lembrar sua trajetória, a reitora enfatizou que quis ser professora por vocação e também porque pôde mudar sua vida pela educação. Formada na Universidade Federal de Viçosa, mestre pela UFMS e doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, trabalhou na iniciativa privada e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Tenho certeza que todos nós compartilhamos histórias de vida transformadas pela educação e convido para que, juntos, com muito diálogo, perseverança e trabalho, que a gente tenha uma Universidade cada vez mais inovadora, sustentável e humana. Sozinhos perecemos, o coletivo nos fortalece, a multiplicidade de olhares nos fortalece e permite inovar. Unidos trabalharemos para que todos tenham uma formação completa, técnica, mas acima de tudo, humana e cidadã”, falou.
“Toda equipe de gestão está unida na composição de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, ou seja, como queremos a UFMS entre 2025 e 2030. Faremos uma série de rodadas da UFMS Participativa. Além de ir a cada município onde estamos presentes, queremos deixar aberta a participação de todos os cidadãos sul-mato-grossenses. Entre os eixos que queremos dar um novo incremento estão a inovação e cursos com mais qualidade, ampliar ainda mais a inclusão, para termos uma Universidade cada vez mais humana e também mais sustentável. A UFMS é responsável pela formação dos novos líderes, de profissionais que vão cuidar de nós e do meio ambiente, que serão estrelas responsáveis pela construção de uma comunidade melhor, um mundo melhor”, enfatizou.
A reitora também citou os principais desafios à frente da Instituição. “Já temos um desafio natural, que são as restrições impostas pelo orçamento, com a qual temos aprendido a lidar nos últimos anos. Por isso, aproveito para agradecer todas as parcerias já estabelecidas. Conto com elas nessa nova gestão. Especialmente quero agradecer à nossa bancada federal, aos nossos senadores e deputados pela destinação de emendas. À todas as empresas e instituições, peço que continuem conosco nos ajudando a realizar sonhos”, agradeceu. “Também agradeço muito ao Governo Federal que tem feito um árduo trabalho para a liberação dos recursos. Com mais recursos, oferecemos mais oportunidades, mais bolsas, melhor infraestrutura, para atender nossa comunidade, nossa sociedade”.
Emocionada, Camila Ítavo finalizou o discurso agradecendo a Deus e à família pelo imenso apoio e compreensão em suas ações, por serem luz em sua vida, ao professor Albert Schiaveto e todos os colegas que disseram sim à missão na gestão e à dedicação à sociedade, aos amigos, aos colegas da UFMS e estudantes. “Deixo um pedido especial, que resgatemos o que fomos, a criança que foi estudar, o coração de estudante, para cuidarmos da vida, do mundo, do outro, da amizade, da Universidade, com muitos desafios, mas alegria e muitos sonhos”, finalizou.
Despedida
Turine destacou que a Universidade cresceu mesmo em momentos de crise, ao lembrar da pandemia, agradeceu a Deus pela vida, pela saúde e à comunidade pelo empenho. Citou como realizações de seu mandato a implantação de um modelo excelência de gestão de reconhecimento nacional e internacional; o aumento substancial na quantidade de estudantes, que antes era de 18 mil e hoje é de 40 mil; a inovação no ingresso com novos processos; e a realização da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019, entre outras ações. “Somos uma referência enquanto Universidade no Tribunal de Contas da União, tanto na questão de governança e gestão pública, e também no Ministério de Educação. Hoje a UFMS é uma das melhores do mundo de acordo com vários rankings e é a única entre as federais onde o Conselho Universitário aprovou que, além do ensino, pesquisa e extensão, deverá priorizar também o empreendedorismo, a inovação e desenvolvimento sustentável. Considero que no combate diário nesses oito anos cumprimos a nossa missão e a promessa de tornar a UFMS um lugar melhor para trabalhar, estudar e viver”, comemorou.
Cerimônia
O Teatro Glauce Rocha esteve lotado para a cerimônia de transmissão do cargo, com apresentações especiais da banda de música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste (CMO), sob regência do subtenente Jonas; dos professores do Curso de Música Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim; e da estudante do Curso de Música e finalista do Festival Universitário da Canção de 2023, Marta Cel.
Estiveram presentes à cerimônia dezenas de autoridades federais, estaduais e municipais, além dos integrantes da nova equipe de gestão, servidores, estudantes e convidados. A cerimônia de transmissão do cargo foi aberta por Turine, que recebeu uma homenagem pela sua esposa, a juíza diretora do Foro de Campo Grande, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, e seus filhos Iago e Davi Turine.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Geraldo Resende; o deputado estadual Paulo Correia, representando o presidente da Assembleia Legislativa de MS e deputado Gerson Claro Dino; o desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, representando o Tribunal de Justiça de MS; a procuradora-geral adjunta de Justiça Legislativa, Camila Augusta Calarge Doreto, representando o procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, do Ministério Público de MS; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de MS, Luiz Gonzaga Crosara Júnior; o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o reitor da Universidade Católica Dom Bosco e presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS (Crie-MS), padre José Marinoni; o general de brigada e chefe do Estado-Maior do CMO, Sandro Ernesto Gomes, representando o Comandante Militar do Oeste e general de Exército, Luiz Fernando Estorilho Baganha; o superintendente da Polícia Federal em MS, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo; o delegado da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva; o defensor público-geral do Estado de MS, Pedro Paulo Gasparini; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni; a superintendente federal do Desenvolvimento Agrário de MS, Marina Ricardo Nunes Viana; a superintendente do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Luciana de Souza Barros; o superintendente Estadual do Ministério da Saúde no MS, Ronaldo de Souza Costa; o delegado e assessor jurídico da Direção-Geral da Polícia Civil, João Eduardo Davanço, representando o delegado-geral da Polícia Civil de MS, Lupércio Lúcio; o comandante da Base Aérea de Campo Grande e brigadeiro do ar, Eric Breviglieri; e a representante dos doutores Honoris Causa pela UFMS Catarina Guató.
Veja Também
UFMS fica entre as 30 melhores universidades brasileiras, aponta ranking internacional
UFMS homenageia personalidades de destaque com título Doutor Honoris Causa
Presidente Lula nomeia a professora Camila Ítavo como reitora da UFMS
Cerimônia de transmissão do cargo para reitora será transmitida pela TV UFMS
Confira os documentos aceitos nos dias do Enem 2024
Lula visita Sala de Monitoramento do Enem
Últimos dias de inscrições para o Vestibular e PASSE UFMS
Sociedade pode contribuir com sugestões para o futuro da UFMS; prazo termina amanhã (19)