CORREIO DE CORUMBÁ É UTILIZADO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO

Recentemente, o método fônico, adotado em países europeus e mais de 20 estados norte-americanos, recebeu reconhecimento da Universidade de Harvard por sua eficácia. A linguista e professora Paola Uccelli, da Faculdade de Educação de Harvard, entende como de alto grau de importância o método. Segundo ela, a leitura não é uma habilidade natural como a fala, mas não obstante, algo que precisa ser ensinado explicitamente. Primeiramente, para Uccelli, a alfabetização deve começar pela decodificação, uma habilidade central no método fônico, que associa sons e letras. No entanto, para formar leitores competentes, é essencial que os alunos participem de discussão sobre os textos, ampliem o vocabulário e realizem atividades que promovam o entendimento crítico do conteúdo. Portanto, esse equilíbrio entre decodificação e compreensão evita que os alunos se tornem leitores que apenas leem mecanicamente, sem captar o sentido do que leem.
Em Miranda/MS, na Escola Municipal Urbana “Estanislau Bossay,” é realizada a alfabetização de adultos através do método fônico, com atividades de compreensão textual, utilizando jornal impresso, como recurso didático-pedagógico através do projeto “ Conectando o Saber”, Com isso, os alunos participam ativamente da construção de significado e utilizam o vocabulário em situações reais de leitura. Participam na organização e desenvolvimento do projeto desde o prefeito de Miranda Fabio Santos Florença, reeleito com 60,43% dos votos, a Diretora Sonia da Silva Valejo de Souza especialista em educação no campo. A coordenação está sob a responsabilidade de Solange Pereira do Nascimento Silva, especialista em educação no campo, e que foram de porta em porta anunciar e convidar para o projeto. Diretamente na sala de aula, está a professora Célia Silva Roger Dias. É interessante acrescentar o respaldo do Secretário de Educação Anildo Francisco Balbuena, que apoiou a abertura da A EJA da SEMED Rede Municipal de Ensino, E a reformulação do projeto foi durante o ano de 2024, sendo concluído ,revisado em Janeiro pelo Supervisor Josué Simas, Em Agosto, a escola fará classificação de novos alunos para serem matriculados nesse módulo (Módulo Inicial) correspondente aos 1°,2°,3° anos do Ensino Fundamental I, A escola possui também uma “brinquedoteca” para atender filhos de mães estudantes, que não tem com quem deixar as crianças, pois temos alunos das áreas rurais, indígena, periferia e bairros da cidade.
Um exemplo de pujança e esperança, é a aluna, Marlene Bispo 84 anos, que adorou a ideia de “aprender a ler” com o jornal impresso. O método promove o desenvolvimento da habilidade de reconhecer os sons das letras e suas junções formando as sílabas, o que oferece ao educando, a condição de agir sobre partes orais das palavras como sílabas, rimas e fonemas. A escrita começa na retina ao captar as letras com detalhes que permitem o seu reconhecimento e diferenciação. E o jornal sendo levado para as residências toda a família participa e fica atualizada. Isto posto, a leitura acontece por meio da rota a fonológica, com sequência grafêmica segmentada em unidades menores e convertida nos seus respectivos sons, cuja junção resulta na pronúncia da palavra; e da rota lexical. E para tanto, foram escolhidos os textos do Colunista Rosildo Barcellos que relata histórias de vida e das tradições pantaneiras. Rosildo está no Correio de Corumbá, página dois, há quinze anos e 555 edições. Mestre da Cultura Nacional, será homenageado dia 08 (oito) de maio na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, por indicação do Deputado Pedrossian Neto, momento em que receberá a medalha histórica da Força Expedicionária Brasileira.
Veja Também
Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis
Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola
IEL -MS disponibiliza mais de 270 vagas de estágio para Mato Grosso do Sul
Professor Joaquim inscreve Chapa Alternativa e Fetems terá disputa