IFMS emite nota de repúdio a atos antidemocráticos
Além de repudiar os ataques aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituição reiteira compromisso com a democracia
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) emitiu Nota de Repúdio aos ataques ocorridos nesse domingo, 8, em Brasília (DF), nas sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia na íntegra a nota assinada pela reitora em exercício e pró-reitora de Ensino, Cláudia dos Santos Fernandes:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vem a público repudiar veementemente os ataques terroristas e antidemocráticos que ocorreram em Brasília (DF) nesse domingo, 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Como instituição pública federal de ensino comprometida com a missão de promover a educação, o IFMS condena todo e qualquer ato que venha ferir ou sequer arranhar a democracia brasileira, cujo pilar é a Constituição Federal de 1988.
Entendemos que os responsáveis pelos danos contra o patrimônio público ocorridos na Capital da República Federativa do Brasil - considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - devem ser identificados e punidos no rigor da lei.
Por fim, o IFMS reitera seu compromisso com a democracia e o respeito irrestrito aos poderes constituídos.
Conif - O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o IFMS faz parte, emitiu nota sobre o assunto na noite desse domingo, 8. Confira na íntegra:
É com consternação que o pleno do Conif, Institutos Federais, Cefets e o Colégio Pedro II acompanham os desdobramentos dos atos terroristas que atentam contra a democracia brasileira, neste domingo (8/1). É necessário que os brasileiros e as brasileiras condenem esses ataques aos Três Poderes e preservem o Estado Democrático de Direito.
Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, não merece esse ataque sorrateiro ao seu patrimônio, que é um bem de todos os brasileiros. Os danos contra o patrimônio público, contra o Estado Brasileiro e a soberania popular precisam ser apurados, investigados e punidos ao rigor da lei, ainda que recaia sobre possíveis conivências do poder público.
Tal atentado fascista/terrorista contra o Brasil não irá triunfar e a tentativa de golpe fracassou e fracassará diante da democracia brasileira. Lula é o presidente do Brasil, Arthur Lira é o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco é presidente do Senado, Rosa Weber é presidente do Supremo Tribunal Federal.
Veja Também
Lula decreta intervenção federal na segurança do DF
Flávio Dino anuncia a prisão de todos os terroristas e seus financiadores
Ministro mostra destruição incalculável em gabinetes do Palácio do Planalto. Veja vídeo
CNI defende punição exemplar para os atos antidemocráticos
Alexandre de Moraes afasta Ibaneis do governo do DF por 90 dias
Em nota, presidentes dos Três Poderes chamam atos de "golpistas"
Eduardo Riedel reitera seu apoio a democracia e as instituições durante Fórum de governadores
VÍDEO: Fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert tem câmeras e drone roubados por terroristas
PF cria e-mail para recebimento de denúncias dos atos antidemocraticos
Moraes determina prisão do ex-comandante da PM e de Anderson Torres
Pacheco: Brasil não vai ceder a golpistas; criminosos pagarão por danos
Sejusp cumpre determinação do STF com desocupação pacífica em frente ao CMO
Candidatos são convocados para matrícula em 1ª chamada
PF encontra minuta de projeto golpista de Bolsonaro na casa de Anderson Torres
Iniciado atendimento para certificação do ensino médio
Divulgada 1ª chamada para cursos técnicos a distância
Divulgada 2ª chamada para cursos técnicos integrados
IFMS convoca candidatos para matrícula em 2ª chamada de cursos EAD