“Juridicast” recebe estudante egressa da EE Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá
A entrevista foi com acadêmica de Direito da UFMS, Jessana Monteiro, que se formou em 2021 na unidade e pertenceu à primeira edição do Jurídicast. O projeto tem como finalidade de despertar o interesse na carreira de direito no projeto de vida dos estudantes.

Aproximar os estudantes da área jurídica e saber os campos de atuação da área, essa é a principal proposta do projeto “Jurídicast”, organizado e protagonizado pelos estudantes e professores do Itinerário Formativo Profissional Jurídico, da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, em Corumbá.
“O projeto tem como finalidade de despertar o interesse na carreira de direito, sanar possíveis dúvidas sobre a carreira, colaborar de forma ativa com o Projeto de Vida dos estudantes da Escola JGP”, explicou Harrim Jesus Mendez Alves, coordenador do Itinerário de Serviço Jurídico da Escola JGP.
A primeira convidada a participar do evento foi a acadêmica de Direito da UFMS, Jessana Monteiro, que se formou em 2021 na EE Júlia Gonçalves Passarinho e pertenceu à primeira edição do Jurídicast.
“É uma emoção poder retornar agora como acadêmica. Foi uma grande satisfação concluir meu ensino médio na escola da Autoria JGP, pois também pertenci à primeira turma de curso técnico jurídico. Foi um período de descobertas e foi onde eu decidi que queria seguir a área jurídica. A princípio, eu pensava em ser jornalista ou fazer odontologia, mas, durante o curso técnico, tive certeza de que esse era meu Projeto de Vida”, menciona Jessana.
O projeto de orientação profissional tem como ideia trazer convidados da área jurídica, tais como: policiais, advogados, defensores públicos e promotores, para que os alunos possam tirar as dúvidas, verificar se é essa área que desejam seguir, sanar as inquietudes e acima de tudo, para que possam refletir sobre seu Projeto de Vida.
Jessana relatou ao estudante Abel Henrique, que a entrevistou, sobre o início na faculdade, dificuldades do curso e estágios. “Em 2022 eu ingressei no curso de Direito da Faculdade Salesiana de Santa Tereza e pela minha boa nota, consegui excelente desconto. No primeiro ano consegui entrar no Programa Vale Renda. Neste ano de 2023, fiz transferência para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e estou realizada com a carreira que escolhi. Eu decidi realmente pelo jurídico durante meu ensino médio na escola JGP”, concluiu.
Os professores do Itinerário divulgam a data da entrevista, coletam os questionamentos com os estudantes. Após, as perguntas são filtradas, organizadas e estudadas pela dupla que fará a entrevista para o podcast.
O Jurídicast segue nos próximos meses, realizando uma entrevista por mês. Abaixo, segue o link do Podcast do a Jessana Monteiro. Acompanhem os próximos vídeos e prestigiem os Protagonistas da Escola da Autoria JGP. (Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante)
LINK: https://youtu.be/V6P6GspwcBo
Veja Também
Governo investe R$ 7,6 milhões para reforma da Escola Júlia Gonçalves Passarinho em Corumbá
Empreendedorismo sustentável é trabalhado com estudantes da EE Maria Leite
Comissão define vencedores do Prêmio MPT na Escola 2023 em Mato Grosso do Sul, Corumbá é destaque
Estudantes da EE Maria Helena Albaneze visitam Museu – Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória
UFMS está entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe
Protagonistas da EE Júlia Gonçalves Passarinho lançam Cartilha “Corumbá e o banho de São João”
Atuação da Defensoria de MS na fronteira com a Bolívia é destaque internacional
Projeto “A Importância da Alimentação Saudável” é realizado na EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros
Projeto “Foca no ENEM JGP” iniciou na EE Júlia Gonçalves Passarinho
EE Júlia Gonçalves Passarinho realiza formação de acolhedores 2024
EE Júlia Gonçalves Passarinho dialoga sobre solidariedade e paz em Semana de Páscoa