Lula visita Sala de Monitoramento do Enem
Presidente analisou dados da aplicação, ao lado do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Inep, Manuel Palacios. Número de participantes concluintes do ensino médio aumentou em 21%.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, acompanhados do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, visitaram a Sala de Monitoramento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) do Inep na manhã deste domingo, 3 de novembro. O objetivo da visita foi conhecer os painéis de monitoramento que trazem informações em tempo real sobre o exame.
Segundo o presidente, quanto mais estudantes ingressarem na educação superior, melhor será o País. “Os dados mostram que a juventude está assumindo um grande compromisso com o seu futuro e com o futuro do Brasil. A entrada no ensino superior representa independência e melhores oportunidades no futuro”, celebrou.
“Esse é um dia muito especial para os 4,4 milhões de brasileiros que farão o exame hoje. Tivemos um aumento total de 27% entre os participantes, em comparação com os dados de 2022”, disse Santana.
Nesta edição, 94% dos concluintes do ensino médio na rede pública são aguardados para realização do exame. No último ano, esse percentual era de 73% — um aumento de 21%. Das 27 unidades da federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos na seleção. Em 2023, apenas duas atingiram esse patamar.
Consideramos o aumento significativo dos alunos de ensino médio inscritos no Enem um efeito do Pé-de-Meia, política criada para auxiliar os jovens a se manterem na escola”. Camilo Santana, ministro da Educação
No total, 1.753 municípios aplicam as provas do Enem em 2024. São 140 mil salas e 300 mil profissionais envolvidos em toda a logística de realização do evento pelo Brasil.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Veja Também
Com aumento de 61% em cinco anos, mais de 3,2 mil custodiados da Agepen realizam provas do Encceja
Camila Ítavo assume a Reitoria da UFMS
Transporte escolar em rios terá reajuste em 2025, antecipa FNDE
Confira os documentos aceitos nos dias do Enem 2024
Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana