Oficina do projeto MPT na Escola atrai mais de 1,7 mil pessoas
Objetivo é capacitar educadoras e educadores a abordar em sala de aula o combate ao trabalho infantil.

A capacitação é o ponto de partida para que o projeto seja executado nas escolas, e tem como objetivo capacitar educadoras e educadores para abordar em sala de aula assuntos como o conceito de trabalho infantil, os marcos normativos, as piores formas e as causas e consequências.
Cândice Arosio destacou a amplitude da iniciativa do MPT: “Estamos literalmente do Oiapoque (RS) ao Chuí (RS), de norte a sul, com municípios, com profissionais da área da educação empenhados a fazer diferente, fazer algo para que seus alunos possam ser verdadeiros cidadãos”, disse. “E é uma faixa etária importante. Eles vão plantar uma semente do bem nos espaços que estão", acrescentou a gerente nacional do projeto.
A coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Luísa Carvalho Rodrigues, ressaltou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento do projeto e para que ele atinja seus objetivos. Ela lembrou que o MPT na Escola é o projeto mais antigo da coordenadoria. “Esse projeto está indo para o décimo sexto ano. Em 2024, atingimos quase 700 municípios em todo Brasil, mais de 8,5 mil escolas, quase 53 mil profissionais de educação e mais de 1 milhão de estudantes”, disse Luísa. “É um projeto que hoje tem muito alcance e isso só acontece por causa de vocês que estão aqui com a gente, pela parceria, pelo apoio, por acreditar que temos que dar essa prioridade absoluta, praticar, colocar em prática essa prioridade absoluta em prol da infância e da adolescência para que essas fases sejam vividas plenamente para todas as crianças no nosso país e é essa missão que estamos aqui.”
A coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Luísa Carvalho Rodrigues, ressaltou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento do projeto e para que ele atinja seus objetivos. Ela lembrou que o MPT na Escola é o projeto mais antigo da coordenadoria. “Esse projeto está indo para o décimo sexto ano. Em 2024, atingimos quase 700 municípios em todo Brasil, mais de 8,5 mil escolas, quase 53 mil profissionais de educação e mais de 1 milhão de estudantes”, disse Luísa. “É um projeto que hoje tem muito alcance e isso só acontece por causa de vocês que estão aqui com a gente, pela parceria, pelo apoio, por acreditar que temos que dar essa prioridade absoluta, praticar, colocar em prática essa prioridade absoluta em prol da infância e da adolescência para que essas fases sejam vividas plenamente para todas as crianças no nosso país e é essa missão que estamos aqui.”
Além das procuradoras Luísa Rodrigues e de Cândice Arosio, a capacitação contou com a participação da gerente do Projeto de Aprendizagem Profissional na Iniciativa Privada, Ana Elisa Segatti e da coordenadora do MPT na Escola em Campina Grande (PB), Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio, e da procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Pereira.
A iniciativa é uma realização da Coordinfância do MPT.
Prêmio – O MPT lançou em janeiro o regulamento nacional para a realização do Prêmio MPT na Escola 2025. A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunas e alunos das instituições pública de ensino que participam do Projeto MPT na Escola em todo país. O concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Clique aqui para acessar o edital.
Veja Também
Aluna de escola rural da REME é finalista do prêmio MPT na Escola 2023
Aluna da REME na Região das Águas vence etapa nacional do prêmio MPT na Escola 2023
Prêmio MPT na Escola divulga regulamento nacional para a edição 2024