Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Educação

Para chamar atenção para o Maio Laranja, Cidade Dom Bosco promove espetáculo

Desde músicas até coreografias, tudo foi crianças por crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Fotos: Divulgação

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados no ano passado e com análise dos números de 2021 apontaram que o Brasil registrou uma média de 130 casos por dia de abuso e exploração sexual.

Já um levantamento do antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - hoje, desmembrado em dois ministérios: das Mulheres, e dos Direitos Humanos e da Cidadania - mostrou que, em 2021, cerca de 74% dos registros de violência sexual contra crianças e adolescentes aconteceram contra meninas.

Diante de dados tão alarmantes e a necessidade de proteger as crianças e adolescentes, a Cidade Dom Bosco desenvolveu, ao longo do mês de maio, diversas atividades sobre o tema.

No dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, a instituição promoveu um espetáculo, com a presença dos familiares dos atendidos, colaboradores e autoridades.



Todas as canções, coreografias e encenações foram desenvolvidas pelos próprios protegidos do PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes) e do Programa Adolescente Aprendiz. As atividades mostraram não só a problemática como também maneiras de denunciar casos de abuso e exploração sexual. 

“A Cidade Dom Bosco é grande parceira nas ações de enfrentamento à violência sexual em Corumbá, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Por isso, todos os anos trabalhamos o tema com os nossos atendidos e reforçarmos sempre para eles e para a comunidade em geral: casos de abuso e violência sexual devem ser sempre denunciados. As denúncias podem ser anônimas, pelo Disque 100. O importante é denunciar e garantir que nossas crianças e adolescentes tenham uma vida saudável”, afirma o coordenador geral da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar.

18 de maio
O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, por meio da Lei Federal 9.970/00, com o objetivo de conscientizar e incentivar denúncias.

A data escolhida acontece em memória ao “Caso Araceli”, crime que aconteceu em Vitória, Espírito Santo, há 50 anos, quando uma menina foi sequestrada, mantida em cárcere sob efeito de drogas e estuprada, entrou em coma e, ao ser levada para o hospital, já sem vida, foi abandonada no terreno atrás dele. Este crime que chocou o nosso país ainda nos espanta e revolta, uma vez que os suspeitos foram absolvidos por falta de provas e o caso, arquivado.

Como denunciar
Denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas diretamente no Disque 100. Basta digitar o número e fazer a ligação, sem custos. As denúncias podem ser anônimas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

No Dia Internacional Contra Discriminação Racial, ação debate Diversidade Religiosa

Cidade Dom Bosco completa 62 anos de atuação

Colégio Salesiano Santa Teresa completa 124 anos em Corumbá

Cidade Dom Bosco busca empresas interessadas em aderir ao programa Adolescente Aprendiz

Câmara amplia leque de atuação e vai atender Cidade Dom Bosco com emendas parlamentares

Moinho Cultural promove júri simulado para debater abuso sexual

No mês de combate ao trabalho infantil, Cidade Dom Bosco chama atenção para a problemática

Cidade Dom Bosco se prepara para o Arraiá do Ernestinho

Cidade Dom Bosco promove colônia de férias para crianças e adolescentes

Dia Nacional de Combate do Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Caminhada alusiva ao ‘18 de maio’ faz panfletagem nos bairros Nova Aliança e Alta Floresta I e II

Em Corumbá e Ladário Polícia Militar Realiza Operação Hagnos para Combater Violência Infantil e Promover Educação Preventiva

Autoridades planejam ações integradas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes