Prefeitura de Corumbá acompanha com atenção os casos de violência contra unidades escolares ocorridos em algumas cidades do Brasil
Município já desenvolve ações que garantem segurança para comunidade escolar.

A Prefeitura de Corumbá acompanha com atenção os casos de violência contra unidades escolares ocorridos em algumas cidades do Brasil. O Município também está atento ao noticiário falso que prolifera em algumas redes sociais informando a falsa ocorrência de ataques contra escolas da cidade, bem como ameaças de ações contra estabelecimentos de ensino corumbaenses, sejam eles da rede pública ou particular.
Nesta terça-feira, 11 de abril, o prefeito Marcelo Iunes discutiu a situação com o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte. O prefeito determinou que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social mantenha um canal direto de comunicação com os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME); reforce o patrulhamento escolar rotineiramente feito pela Guarda Civil Municipal (GCM) – inclusive com equipes da Patrulha Maria da Penha (PMP) – e intensifique a parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil para a ampliação do policiamento nas portas das escolas.
Marcelo Iunes frisou que, desde 2017, Corumbá dispõe de uma legislação específica visando a redução da violência no ambiente escolar. Todas as atividades são trabalhadas dentro da ‘Prática de Ação Educacional (PAE)’, que estabelece um conjunto de ações que visa prevenir a violência, criar a cultura da paz, corrigir atos de indisciplina e coibir as infrações de normas de convivência no âmbito escolar.
O PAE mantém trabalho constante com as escolas e dispõe de relatórios atualizados sobre a situação da violência escolar em cada unidade da Rede Municipal de Ensino. As ações contam ainda com o apoio da iniciativa ‘Manutenção do Ambiente Escolar (MAE)’, que objetiva prevenção e reparação de danos causados ao ambiente da escola.
Estas ferramentas, explicou o prefeito, estão dispostas na Lei Municipal n° 2.565/2017, que determina a implementação de atividades, com fins educativos, para reduzir a violência dentro das escolas e também reparar danos causados no ambiente escolar do Sistema de Ensino do Município de Corumbá.
Visando a garantia da segurança de alunos, professores e demais servidores escolares a lei estabelece que a Guarda Municipal faça rondas preventivas no ambiente escolar e imediações, em horários de entrada e saída do corpo discente. Também autoriza ao gestor escolar que providencie a revista do material escolar, quando houver suspeita de que o estudante esteja carregando algum objeto que coloque em risco a integridade física própria ou de terceiros.
As medidas, em execução desde 2017, visam primordialmente a garantia da segurança dos alunos e toda a comunidade escolar e garantir o direito à educação com total serenidade e paz no ambiente escolar, para que cada estudante possa desfrutar de uma educação que lhe assegure o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Também acompanharam a reunião da tarde desta terça-feira, os secretários Luiz Antônio Pardal (Governo); Eduardo Iunes (Gestão e Planejamento); o procurador-geral do Município, Alcindo do Valle; e o superintendente da Guarda Civil Municipal, Miguel Soares.
Veja Também
Botão do pânico pode ser instalado em estabelecimentos públicos de ensino de MS
O QUE ESTA ACONTECENDO COM ESSA GERAÇÃO?
Governo prepara pacote de ações para coibir violência e promover segurança nas escolas estaduais
Câmeras e rondas contra onda de violência nas escolas de Corumbá
Governo Federal cria canal de denúncias contra ataques e ameaças a escolas
Governador reúne secretários e marca data para anunciar novo plano de segurança para escolas
Aberta chamada pública para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas
Vereador pede segurança total nas escolas para inibir atos de violência
Sejusp intensifica monitoramento de escolas para reduzir tempo de resposta em ocorrências
Dia D da Cultura da Paz será realizado terça-feira, 18, nas escolas da REME e CRAS
Polícia Militar de Corumbá inicia Operação Escola Segura, Família Forte
Corumbá cumpre metas do MEC e vai receber R$ 2,1 milhões para investimentos na REME
Prefeitura empossa mais 13 professores no quadro efetivo da Rede Municipal de Educação