Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Esporte

Dinâmico e desafiador, Tiro Prático integra Eco Pantanal Extremo pelo quarto ano consecutivo

A prova reuniu atletas de cidades como Corumbá, Campo Grande, Anastácio, Três Lagoas, Amambai e Naviraí.

Fotos: Renê Marcio Carneiro/PMC

Contando pontos para o ranking estadual e válido pela nona etapa do circuito sul-mato-grossense, o Tiro Prático integrou, pelo quarto ano consecutivo, o quadro de competições do Eco Pantanal Extremo. Disputada na sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de dezembro, no Clube de Tiro Esportivo do Pantanal (CTEP), a prova reuniu atletas de cidades como Corumbá, Campo Grande, Anastácio, Três Lagoas, Amambai e Naviraí.

Árbitro geral da competição, Gabriel Cunha, que também é presidente do CTEP, destacou a importância do Eco Pantanal Extremo abrir espaço para o Tiro Prático. “É importante demais, porque o tiro é uma modalidade que ainda existe muito preconceito por envolver armas. Mas, para nós, a arma é um instrumento para a prática do esporte. O tênis tem a raquete, para nós, a arma é o nosso instrumento”, frisou.

Gabriel ressaltou que a modalidade esportiva “preza pelas regras de segurança” tanto dos atletas, como dos árbitros e público que assiste às competições. “O tiro esportivo é o local de menos acidentes com arma de fogo. Se pegarmos a estatística de acidentes com armas de fogo, dentro dos estandes e clubes de tiro é o lugar que tem menos acidente”, completou.

“As categorias são definidas pelo tipo de arma que é usada. Nessa prova do Eco Pantanal Extremo são oito categorias entre revólver, pistola, carabina 22 e carabina 9 milímetros”, disse o árbitro geral explicando que todos os competidores passam pelas oito pistas de tiro para somar pontos para a classificação final.

O Tiro Prático é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o competidor execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potências ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar constantemente, a distância dos alvos e as configurações de cada pista são sempre diferentes.

No Eco Pantanal Extremo 2023, o Tiro Prático foi disputado nas seguintes divisões: Revólver, Production, Standard, Open, Production Optics, CCP (Carabina Calibre Pistola), Mini-Rifle, Classic e Light; Production, Standard, CCP e Mini-Rifle na categoria “Damas”. Os resultados podem ser conferidos na página da Federação de Tiro do Mato Grosso do Sul.

Eco Pantanal Extremo 2023

Maior evento de esportes de aventura do Centro-Oeste brasileiro, o Eco Pantanal Extremo 2023 é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec), em parceria com o Governo do Estado por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

O Eco Pantanal Extremo 2023 reúne em Corumbá alguns dos principais atletas do Brasil nas modalidades Stand Up Paddle (SUP), Canoagem, no Tiro Esportivo, na Maratona Aquática e na Corrida de Trilha.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Eco Pantanal Extremo segue com inscrições; evento será de 15 a 17 de dezembro

Em Corumbá, competição do Eco Pantanal Extremo reunirá cerca de 1,5 mil participantes

Inscrições para o Eco Pantanal Extremo 2023 terminam nesta terça-feira, às 11h45

Eco Pantanal Extremo transforma Corumbá na Capital Nacional dos Esportes de Aventura

Corrida de Trilha tem tetracampeã no feminino e vencedor inédito nos 13k do Eco Pantanal Extremo

Em 1ª participação, atleta de Brasília vence 20 km da Canoagem no Eco Pantanal Extremo

Eco Pantanal Extremo define campeões brasileiros na categoria SUP Race Maratona

Campeão do MTB pedalou 99 km em 3 horas e 48 minutos no Eco Pantanal Extremo