Corumbá, Domingo, 19 de Maio de 2024
Esporte

Final entre Operário e DAC é a quarta na carreira de Paulo Henrique Salmázio

Árbitro atingiu 100 jogos no Estadual e participou da pré-temporada da CBF para o Brasileirão.

Paulo Henrique Salmázio vai para sua quarta final de Campeonato Estadual - Foto: Marcelo Berton

O último jogo do Campeonato Sul-Mato-Grossense acontece neste domingo (21) com o título da competição sendo disputado pelo Operário FC, representando a Capital, e o Dourados AC, defendendo o Interior. Para mediar a disputa, Paulo Henrique Salmázio foi o designado pela Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), auxiliado por Leandro dos Santos Ruberdo e Marcos dos Santos Brito, todos do quadro da CBF.

Paulo Henrique de Melo Salmázio, 33 anos, é Policial Militar e formado em Administração e Direito. Filho de Paulo Sérgio Salmázio, árbitro da FFMS entre 1989 e 2003, com seis anos no quadro nacional, seguir o caminho da arbitragem foi natural e Salmázio, o filho, fez o curso de arbitragem em 2006. Três anos depois, começou a atuar pela FFMS.

Em 2012, entrou no quadro de arbitragem da CBF, sendo escalado para jogos de diversas competições, como Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, nas séries B, C e D. No início do mês, foi convocado para participar da pré-temporada para a primeira turma de árbitros de elite da CBF e, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, foi o quarto árbitro na partida entre Vasco da Gama e Grêmio, em São Januário.

Três Finais

Neste Campeonato Estadual, são oito partidas e Salmázio já conhece os dois finalistas. Na primeira fase trabalhou em três jogos do Operário e um do DAC. Depois, nas fases decisivas, esteve em uma partida de cada um dos finalistas.

Com as partidas deste ano, Salmázio chegou a 100 partidas como árbitro principal, marca atingida no jogo entre Portuguesa e Operário, em Sidrolândia, pela rodada de ida da fase semifinal. Entre essa centena de jogos, três foram na fase de disputa pelo título, portanto, o clima de decisão não será novidade. Em 2016, trabalhou na final entre Sete de Dourados e Comercial, com título douradense. Dois anos depois, foi um dos árbitros na disputa entre Operário e Corumbaense, vencida pelo Galo. Em 2020, na decisão entre Aquidauanense e Águia Negra, também esteve em campo, com o título indo para Rio Brilhante.

Apesar da experiência adquirida em todos esses anos e com tantos jogos importantes, Paulo Henrique Salmázio diz que cada decisão merece uma preparação específica. “Cada decisão gera uma sessão única e cria uma grande responsabilidade. Como para os atletas, a arbitragem realiza sua preparação. Desde o momento que recebemos a designação, e falo por toda equipe de arbitragem, iniciamos os preparativos, focados em uma arbitragem de excelência”, resume.

Decisão

A disputa inédita pelo título entre Operário e Dourados começou no último domingo (14), com vitória douradense por 1 a 0, gol de Dandan no segundo tempo. O resultado garante vantagem do empate ao DAC na volta, no Estádio Jacques da Luz.

 Para reverter a situação, o Galo precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem ou, pelo menos, devolver a derrota pela vantagem mínima, por qualquer placar, e levar a disputa para os pênaltis.

Os finalistas estão garantidos na Copa do Brasil 2025 e, além do título, disputam as vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde, reservadas ao campeão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Arbitragem para rodada de volta da semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense

DAC vai com vantagem para Capital após vitória por 1 a 0 diante do Operário

Nome do gol na ida, Dandan descarta vantagem do DAC para jogo de volta da final

Dall’Astra diz que Operário trabalha para não repetir os mesmos erros do jogo em Dourados

Operário e Dourados jogam pelo título do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Operário conquista o 13º título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol