Corumbá, Sábado, 05 de Julho de 2025
Esporte

Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo

Única maratona de MS, prova neste ano tem também percursos de 5 km, 10 km e 21 km, reunindo corredores de amadores a experientes em grande celebração do esporte.

Fotos: arquivo

Depois de meses de expectativa, aquarta edição da Maratona de Campo Grandeserá realizada neste domingo, dia 6 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da Avenida Afonso Pena. Neste ano a largada dos percursos longos, 42 km (maratona) e 21 km (meia maratona), foi antecipada para as 5h, pensando nas melhores condições de clima e temperatura para os atletas. Já os percursos de 5 km e 10 km, novidades desta edição, largarão às 6h. A diversidade de percursos reunirá desde corredores iniciantes até atletas experientes. Há também a prova kids, para crianças de 3 a 13 anos, que será realizada no sábado (5).

A prova reunirá mais de 4.500 corredores, crescimento de mais de 300% desde a primeira edição e de mais de 40% desde a edição passada. A expectativa é de cerca de 10 mil pessoas circulando pelo evento nos três dias. “A Maratona de Campo Grande é muito mais do que uma prova, já se tornou um movimento do esporte, da saúde, da superação. Ver tanta gente participando, famílias inteiras envolvidas, gente de várias cidades, é algo que emociona e mostra a força que o esporte tem de unir as pessoas. Nós do Governo do Estado temos muito orgulho de apoiar esse tipo de evento, que, além de incentivar a prática esportiva, também movimenta o turismo, o comércio e a economia local como um todo”, resume Marcelo Miranda, titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

O percurso da maratona é homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com permit bronze e neste ano recebeu uma certificação internacional. A Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS) estará presente para aferir os resultados, com 20 árbitros. A premiação em dinheiro, destinada aos vencedores da prova principal, de 42 km, será de R$ 25 mil distribuídos aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina. E a bonificação de 50% para quem quebrar os recordes da prova está mantida. No ano passado, houve quebra de recorde nas duas categorias, com os tempos a serem batidos agora fixados em: 2h31’43 (homens) e 3h10’56 (mulheres).Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas.

A prova contará com 400 staffs mobilizados no domingo, mais o apoio dos órgãos de segurança, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran-MS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar.Ao todo, serão 17 pontos de hidratação com água no percurso principal, em parceria com a Águas Guariroba, quatro pontos de hidratação com isotônico e quatro pontos com carbogel, além de 13 banheiros. Para quem for fazer o percurso de 42 km, haverá também dois pontos de distribuição de Coca-Cola. A Qualisalva ficará responsável pelo atendimento médico, com uma equipe de quase 30 profissionais, 2 UTIs móveis, 3 ambulâncias básicas, duas motolâncias e um posto médico na arena da prova.

O percurso visa apesentar a capital de Mato Grosso do Sul para o público que vem de fora, que neste ano representa 35% do total de inscritos, e passa por pontos estratégicos como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes. O jornalista Marcel Agarie, um dos proprietários do perfil @maniadecorrida, com mais de 230 mil seguidores, vem de Americana (SP) para participar pela primeira vez. “As pessoas que participaram das edições anteriores sempre elogiaram a prova e esperamos que seja uma grande festa, uma oportunidade de conhecermos os corredores da cidade e região durante nossa estadia”.

Lixo zero

Ciente do impacto que um evento como esse tem para a cidade, a Maratona de Campo Grande aumentou neste ano também sua preocupação ambiental, com status de evento carbono neutro, em parceria com o Governo do Estado, e buscando ser a primeira prova de corrida com selo Lixo Zero. “Em 2025, crescemos mais de 40%, sabemos dos impactos positivos na saúde e na movimentação econômica da nossa capital, mas também monitoramos o lixo gerado. Atentos a isso, em parceria com a Solurb e com o Grupo Pereira, foi desenhado um fluxo para recolha e tratativa do lixo”, explica Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova.

“A atuação da Solurb consiste na gestão desses resíduos, na separação deles entre rejeito, orgânico e reciclável e dando a destinação correta para cada um deles. Os recicláveis serão encaminhados para cooperativas, o orgânico para compostagem e o rejeito para o aterro sanitário. Nossa meta é encaminhar para o aterro apenas 10% de todo o material gerado, para isso vamos ter uma equipe fazendo a gestão e o monitoramento dos resíduos gerados, além de dar orientação para quem vai correr e vai trabalhar na prova”, detalha Bruno Velloso, gerente operacional da Solurb.

Programação do evento

Além da corrida, haverá outras programações na Cidade da Maratona, que se iniciam nesta sexta-feira (4) e se encerram com a realização da prova no domingo (6). A entrada na arena é gratuita e aberta para toda a população, que pode também acompanhar a chegada dos atletas. Corredores podem retirar seus kits na sexta, das 14h às 22h, ou no sábado, das 8h às 18h. No sábado (6), às 6h, haverá um treino gratuito de 5km com influenciadores convidados. Também no sábado, às 16h, será realizada a corrida kids. No domingo, animam o evento apresentações musicais com DJ Marcelo Natureza, banda Pagode 67, MC Negão e Escola de Samba Vila Carvalho.

Serviço: Isto é Mato Grosso do Sul apresenta a 4ª edição da Maratona de Campo Grande, que será realizada entre os dias 4 e 6 de julho. Realização e organização: Instituto MS Mais Bonito e Agência H2O Ecoturismo e Eventos. Patrocínio: Corpal Incorporadora & Construtora, Águas Guariroba, Comper, Fort, Vuon, Msgás. Apoio: Governo do Estado de MS, Setesc, Fundtur, Fundesporte, Boticário, Energisa e Lysoform. Mais informações pelo Instagram @maratonadecampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br

SIGA-NOS NO

Veja Também

Maratona de Campo Grande confirma edição de 2024 convidando para prática do esporte

Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo

Maratona de Campo Grande reuniu mais de três mil atletas e teve quebra de recordes

Maratona de Campo Grande anuncia edição de 2025 com novos percursos