Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Esporte

Projeto "Gandula Down" entra em campo na Série B Sul-Mato-Grossense

Os alunos Igor Cesar e Alison Romeiro foram os primeiros a atuar nos jogos da FFMS.

Professor Allan Martins, junto com os alunos Igor César e Alison Romeiro no Estádio Jacques da Luz neste sábado (Foto: Rodrigo Moreira/FFMS)

A partida entre Comercial e Águia Negra, neste sábado (14), pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, marcou o início do projeto Gandula Down, fruto de parceria entre a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e a Associação Juliano Varela, com apoio da empresa A3DG. Dois alunos da entidade fizeram parte da equipe de gandulas que atuaram na vitória do time de Rio Brilhante por 2 a 0.

Enquanto os atletas atuavam, os alunos Igor César Chaves de Freitas, 28 anos, e Alison Romeiro Gonçalves,  24 anos, trabalhavam na busca das bolas que saíam do campo de jogo. Eles estavam acompanhados pelo professor Allan Martins de Souza, da Associação.

O projeto Gandula Down é um importante passo em prol da inclusão social. A iniciativa destina vagas de gandulas nos jogos oficiais da FFMS para alunos com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, que são atendidos pela Associação Juliano Varela.

Os novos alunos do projeto receberam os uniformes oficiais da Federação para equipes de gandulas (Foto: Rodrigo Moreira/FFMS)

O acordo para implantação do Gandula Down foi assinado no início do mês. “Esse projeto é uma referência que esperamos que se expanda para outros estados. Essa foi a primeira experiência dessa parceria e outras ainda vão acontecer em partidas nas competições promovidas pela Federação”, disse o presidente interino, Estevão Petrallás.

A Associação Juliano Varela é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à defesa dos direitos e ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual, incluindo Síndrome de Down, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Microcefalia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entidade atende crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte e oportunidades de desenvolvimento social e emocional.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Associação Juliano Varela

Governo amplia isenção de ICMS na aquisição de veículos novos por pessoas com deficiência

CROMOSSOMOS FELIZES

Aprovado na Alems desconto no IPVA de quem representa pessoas com deficiência

MP libera Jacques da Luz para receber público em jogos da Série B Estadual

Comercial perde para o Águia Negra e não tem mais chances de acesso para o estadual 2025

Governo inclui campo ‘deficiências’ em sistema que faz registro de boletins de ocorrência

Naviraiense vence Sete de Setembro e está de volta à Série A Sul-Mato-Grossense

Primeira SAF de MS é lançada com incentivo de isenção de taxas para clubes pioneiros