Segunda edição da Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo
Programação da prova terá início na sexta-feira, com atividades culturais, esportivas e comerciais abertas ao público.

Depois de vários meses de preparação, será realizada neste domingo (2) a segunda edição da Maratona de Campo Grande, que insere a cidade em um circuito esportivo que une atletas do mundo todo. Além das provas de corrida de rua, com percursos de 42 km (maratona), 21 km (meia maratona) e 7 km, o evento, sediado na Cidade da Maratona (altos da Avenida Afonso Pena), onde será a largada, terá extensa programação, com atividades culturais, esportivas e comerciais abertas a toda a população.
“A segunda edição será um marco para a Maratona de Campo Grande, pois são muitos os avanços: dobramos o número de atletas, teremos mais de 2 mil corredores e, com a parceria da MSGÁS, da Fecomércio e do Sesc-MS, dobramos a premiação, serão 26 mil reais em dinheiro pagos aos primeiros colocados da maratona. E o percurso da prova será homologado junto à Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul e à Confederação Brasileira de Atletismo”, comenta a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro.
O percurso da maratona está homologado e será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), com presença de arbitragem durante a prova para conferência de resultados.Na primeira edição, foram mais de mil participantes, e para 2023 a expectativa de dobrar o número de inscritos foi atingida, com mais de 2 mil corredores inscritos em todas as modalidades e expectativa de cerca de 7 mil pessoas circulando pelo evento nos três dias. “A segunda edição da Maratona de Campo Grande é uma iniciativa arrojada que vem colocar Campo Grande na rota dos grandes eventos esportivos do Brasil e proporcionar oportunidades aos atletas locais e de todo o Mato Grosso do Sul”, afirma o presidente da FAMS, Ageu de Oliveira Pereira.
Outra novidade deste ano é que os valores da premiação em dinheiro tiveram um aumento de mais de 100%, passando de R$ 11 mil para R$ 26 mil no total, com o apoio da Fecomércio e do Sesc-MS. Serão premiados com essa modalidade os cinco primeiros colocados da maratona nas categorias masculina e feminina. Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas. “A Fecomércio e o Sesc-MS acreditam que o esporte e o lazer são fundamentais para garantir o bem-estar e transformação social. Contribuir com a premiação da maratona é uma forma de incentivar a prática esportiva na nossa cidade, estimulando e motivando as pessoas a participarem de eventos como esse”, explica Édison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS.
O percurso da prova também foi alterado, agora com largada nos altos da Afonso Pena, e vai passar por pontos estratégicos da capital de Mato Grosso do Sul, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes. O objetivo é apresentar a cidade aos corredores e aliar a prática esportiva com o turismo. “A Maratona de Campo Grande é um evento que se encaixa perfeitamente nos novos princípios do governo de Mato Grosso do Sul, prezando sempre pela transversalidade. Neste caso, o esporte, a cultura e o turismo caminham juntos, o que proporciona uma competição de qualidade técnica para os corredores e também experiências culturais e turísticas a todos os participantes”, define Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.
Uma prova como essa atrai corredores do Brasil todo. Na primeira edição, realizada em 2022, o evento recebeu cerca de 32% de visitantes de outras cidades e até mesmo de outros estados. O consultor financeiro Nilson Lima, 70 anos, de Uberlândia (MG), com 331 maratonas no currículo, participou no ano passado e está vindo a Campo Grande novamente para a segunda edição. “Campo Grande é uma cidade maravilhosa, e tenho muitos amigos corredores na cidade. Estou curioso pelo novo percurso, há sempre a curiosidade de correr em trechos diferentes dentro da cidade. Acredito que o aumento de inscritos se deve à qualidade do evento, e as atrações turísticasda cidade e da região também são um grande incentivo para os corredores”, comenta o maratonista.
Neste ano, a Maratona de Campo Grande tem o patrocínio da MSGÁS, o que proporcionou investimentos para que a prova crescesse e buscasse melhorar ainda mais. “A Maratona de Campo Grande dá visibilidade ao atletismo e congrega toda a população, crianças, jovens, adultos e idosos. É um grande evento de congraçamento e interação social, cultural e esportivo”, destacaRui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS, lembrando que a empresa está cada vez mais reforçando seus compromissos socioambientais por meio de patrocínios ao esporte, lazer, cultura e atividades assistenciais.
Programação do evento
Nesta sexta (30), haverá entrega de kits para os corredores das 14h às 22h, na Cidade da Maratona. Serão realizados talk shows com temas diversos durante o dia, e o cantor Guga Borba vai animar o ambiente das 19h às 21h. No sábado (1º), a entrega de kits será realizada das 8h às 18h, também com extensa programação de talk shows durante o dia. A corrida kids será realizada às 16h, e a banda Mochileiros se apresenta das 17h30min às 19h.
No domingo (2), o início da concentração será às 5h, com um aquecimento a partir das 5h30 com a equipe do Sesc-MSe a largada às 6h para todos os percursos. A premiação geral está prevista para começar às 9h, e as bandas Sampri e V12 se apresentam durante a manhã na Cidade da Maratona. Todos os shows, talk shows e a feira de artigos esportivos são abertos ao público e gratuitos.
A Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo, dia 2 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona (Cidade do Natal), nos altos da Afonso Pena, e percurso pelas ruas da Capital. A prova terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids, para crianças de 3 a 13 anos (que acontece no sábado). Além das provas, haverá outras programações na Cidade da Maratona, de 30 de junho a 2 de julho, como shows, palestras e atrações culturais com entrada franca. As inscrições já foram encerradas.
Serviço: A 2ª edição da Maratona de Campo Grande tem realização da Adac – Associação Desportiva Atletas de Cristo e organização é da Agência H2O Ecoturismo. Patrocinador master: MSGÁS – Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul. Apoio: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Campo Grande. Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br
Veja Também
Corrida do Pantanal 2023 é lançada com expectativa de atrair 20 mil participantes
Em quatro dias, Corrida do Pantanal recebe 15 mil inscritos
Segunda edição da Maratona de Campo Grande será realizada amanhã
Segunda edição da Maratona de Campo Grande teve quebra de recordes e superação de limites
Parceiros conhecem detalhes do percurso da Corrida do Pantanal em reunião técnica
Maratona de Campo Grande confirma edição de 2024 convidando para prática do esporte