Agência de Regulação obtém nota máxima da Aneel na avaliação da fiscalização da geração de energia
A agência federal acaba de divulgar o relatório relativo aos 1º, 2º e 3º períodos de 2022, que aponta autarquia estadual com a nota máxima.
O desempenho da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) na fiscalização dos serviços de geração ganhou o reconhecimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A agência federal acaba de divulgar o relatório relativo aos 1º, 2º e 3º períodos de 2022, que aponta autarquia estadual com a nota máxima.
Avaliando o trabalho executado conforme previsto no Contrato de Metas para o período de janeiro a setembro, a média das notas obtidas atingiu 100%. A meta mínima esperada é de 86%.
“Tudo o que é feito pela Agência dentro do convênio com a Aneel gera produtos, que são avaliados depois por amostragem”, explica o diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva. “Então, as fiscalizações de campo ou monitoramentos remotos, os relatórios produzidos a partir das inspeções, a forma e conteúdo, e até mesmo a execução financeira, ou seja, a forma como empregamos os recursos repassados, tudo isso é minuciosamente avaliado”.
Pontualidade e conteúdo
A pontualidade das entregas foi integralmente cumprida em todos os 20 produtos analisados. A adoção da forma adequada de fazer essa entrega também garantiu aprovação em 20 de 20 peças avaliadas. E ao analisar qualidade e coerências das informações apresentadas, a Aneel também aprovou 100% dos 60 produtos.
“Estamos trabalhando para tornar nossa Agência cada vez mais eficiente e oferecer sempre os melhores resultados ao cidadão. É uma satisfação ter esse reconhecimento”, comemora o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. “A energia é um elemento fundamental na vida das pessoas e nós nos sentimos ainda mais motivados para continuar executando o bom trabalho, para garantir que desde lá da ponta, onde a energia é produzida, tudo seja feito com qualidade e de forma segura”.
Energia abundante e segura
A fiscalização dos serviços de Geração é uma das áreas em que a Agems atua em parceria com a Aneel, assim como os serviços de Distribuição, a fiscalização Econômico-financeira, a atuação Institucional, e a Ouvidoria Setorial. Cada uma dessas áreas é coordenada por uma Superintendência específica na Aneel.
Na geração, o trabalho busca garantir a integridade dos empreendimentos para gerar a energia prevista e abastecer adequadamente o sistema distribuidor. Nos últimos anos, essa fiscalização também ganhou ainda mais importância na questão da segurança de barragens.
Em 2022 os engenheiros e especialistas da Câmara Técnica de Energia inspecionaram Usinas Hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas, Centrais Geradoras Hidrelétricas.
Cada tipo de empreendimento tem diferente porte e diferentes exigências a cumprir. Em todos, as fiscalizações ainda checam e incentivam a articulação com a Defesa Civil, a construção dos Planos de Segurança e Planos de Ação Emergencial, a ser acionado em caso de incidente.
Veja Também
AGEMS estabelece requisitos e prazo para operadores do transporte renovarem autorização
Operação da AGEMS apreende veículo clandestino de passageiros
Agems alerta passageiros para importância do uso do cinto de segurança nas viagens de ônibus
Agenda regulatória da Agems abrange inovações para todos os setores de transporte
Agência de Regulação dá dicas simples para economizar energia elétrica no verão
Agência de Regulação recebe a Aneel para discutir projetos de energia sustentável
Pedágio na ponte sobre o Rio Paraguai não será retomado, assegura Governo do Estado
Agems encabeça campanha em que mulheres terão assento exclusivo e 15% de desconto em passagens
Programa inovador em MS reduz custo de passagens de ônibus adquiridas por órgãos públicos