Corumbá, Quinta, 15 de Maio de 2025
Geral

Agraer e INSS levam atendimento previdenciário a agricultores familiares de Corumbá

A ação está sendo realizada nesta semana, com atendimentos gratuitos à população rural entre os dias 12 e 16 de maio, das 8h às 16h, em diferentes comunidades do município.

Fotos: divulgação

Corumbá é a quinta cidade de Mato Grosso do Sul a receber o projeto “Agraer em Ação”, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação está sendo realizada nesta semana, com atendimentos gratuitos à população rural entre os dias 12 e 16 de maio, das 8h às 16h, em diferentes comunidades do município.

A proposta é levar cidadania e acesso a direitos previdenciários diretamente às famílias que vivem no campo, por meio de uma van itinerante equipada para oferecer suporte técnico da Agraer e atendimento especializado do INSS.

Entre os serviços oferecidos estão: aposentadoria rural, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, benefício de prestação continuada (BPC), pensão por morte e emissão de extratos, consultas e outros atendimentos previdenciários, além de emissão de CAF e orientações sobre o Crédito Rural – Pronaf.

A agenda do projeto “Agraer em Ação” em Corumbá começou na segunda-feira (12), com atendimentos no Porto Esperança e Rancho da Georgina. A programação segue com o seguinte atendimento:

A assistente social da Agraer e coordenadora do projeto, Yaíza Baís, destaca que a ação tem transformado a vida de muitas famílias do campo. "O Agraer em Ação vem facilitando o acesso da população rural a serviços essenciais. Muitos agricultores e agricultoras familiares que atendemos não sabiam que tinham direito, por exemplo, à aposentadoria ou ao salário-maternidade. Como moram longe da cidade ou estão ocupados com as atividades da roça, acabam ficando de fora dos serviços públicos. Esse projeto aproxima o poder público de quem realmente precisa”.

O projeto já passou por Sidrolândia, Corguinho, Ribas do Rio Pardo e Terenos, sempre com resultados positivos, como aprovações de aposentadorias rurais e benefícios previdenciários que fazem diferença no dia a dia do trabalhador rural.

Com ações como esta, a Agraer reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e produtivo do meio rural, garantindo que as políticas públicas cheguem a quem está na base da produção de alimentos e do sustento do país.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ônibus Lilás fez mais de 90 orientações sobre combate à violência contra a mulher

Parceria da Prefeitura e Estado entrega sementes de feijão para agricultura familiar

Criado pelo Governo de MS, Fundo Clima Pantanal recebe as primeiras doações de entidades privadas

Matéria institui estratégia para o fortalecimento das Comunidades Tradicionais e Indígenas