Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Aplicativo do governo vai agilizar bloqueio de celular roubado

Sistema enviará aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel.

O governo federal vai lançar, nesta terça-feira (19), o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Congresso analisa proposta que aumenta pena para crimes de furto, roubo e receptação de celular

Anatel inaugura laboratório para combater TV Box pirata

Governo Federal vai conectar todas as escolas públicas até 2026

IFMS firma acordo para ter emissora de rádio educativa

Rede 5G completa 2 anos presente em quase 600 municípios

Polícia Civil recupera Iphone 11, o roubo foi praticado com Simulacro em Corumbá

Bluesky bate a marca de 1 milhão de usuários em três dias

Anatel determina medidas para combate a fraudes e golpes em ligações

Com R$ 97 milhões, leilão garante 25% de economia para levar internet móvel a 70 localidades desassistidas de telefonia e banda larga