Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Atuação da Defensoria de MS na fronteira com a Bolívia é destaque internacional

Defensor público atua na defesa de bolivianas acusadas de tráfico de drogas, foi destaque no jornal diário espanhol El País.

Defensor público Vitor Calazans, coordenador da Regional de Corumbá.

‌A atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul na defesa de bolivianas — acusadas de tráfico de drogas —, foi destaque no jornal diário espanhol El País. A reportagem destaca o “desaparecimento” das estrangeiras desde o momento da prisão.

Intitulada Las ‘mulas’ desaparecidas de la droga, a notícia mostra como as mulheres bolivianas podem ser o elo mais fraco na busca por uma saída econômica.

Um dos principais pontos da produção é o fato dessas mulheres perderem o total contato com sua família desde o momento da prisão, o que se mostra contrário ao que é garantido na Constituição Federal brasileira, considerando que o primeiro protocolo de prisão inclui a notificação aos familiares imediatos das pessoas presas.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Brasil (Senappen), no posto fronteiriço de Esdras, entre Brasil e Bolívia, durante o primeiro semestre de 2023, foram feitas 12 apreensões de drogas, metade era de mulheres bolivianas usadas como mulas.

O material ressalta que, no Brasil, o tráfico de drogas leva mais mulheres que homens ao encarceramento. O que coloca o país na terceira posição no ranking mundial de mais mulheres presas.

À reportagem, o defensor público Vitor Calazans, coordenador da Regional de Corumbá, destacou o atendimento médio mensal a 50 presidiárias na penitenciária feminina corumbaense.

“O sistema falha com todas elas, não apenas com as bolivianas. Elas passam muito tempo presas, o que aos olhos da defesa é desnecessário. A lei processual penal estabelece vários requisitos para uma pessoa ser presa e, muitas vezes, eles são ignorados”, afirma o defensor público.

Confira a reportagem em espanhol e na íntegra AQUI.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Povo das Águas atendeu 214 famílias durante ação na região do Baixo Pantanal

“Juridicast” recebe estudante egressa da EE Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá

7ª reunião do Comitê Regional da Saúde de Corumbá debate saúde mental

Com presença do Imasul, DPU e Ministério da Pesca, Povo das Águas atenderá famílias do Alto Pantanal

Defensoria de MS e ITCC realizam escuta qualificada de presas da Capital e Corumbá

Defensoria acompanha caso de jornalista canadense agredido em área de retomada

Agepen designa novo diretor para o Estabelecimento Penal de Corumbá

Em Corumbá, policiais penais flagram visitante com drogas escondidas no chinelo