Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Geral

Bombeiros de Corumbá colaboram com brigada boliviana em Porto Suárez devido a Intensificação de queimadas

A solicitação de apoio foi feita pelas autoridades bolivianas preocupadas com a região - Comunidad El Salao com 80 famílias.

Fotos e vídeos; Divulgação/bombeiros

Na noite de sábado, 08 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, foi acionado por volta das 19h30, pelas autoridades bolivianas para dar apoio a brigadistas da cidade de Porto Suárez. Já no local, o grupo de 4 militares foram recebidos pelo Prefeito de Porto Suárez, Mauricio Monteiro, pelo subgovernador da Província de German Busch, Mário Zambrana Rojas e Simon Duran Blacut, cônsul da Bolívia.

O objetivo era apoio  estratégico e operacional, caso houvesse necessidade, pois há uma comunidade próxima na região que corria risco de ser alcançada pela intensificação de fogos, a localidade conhecida como Comunidad El Salao possui cerca de 80 famílias, totalizando por volta de 400 pessoas, contando com escola, posto de saúde, entre outros benefícios

No local, os bombeiros reuniram com o Subgovernador - Mário Zambrana Rojas, para monitorar a intensificação das queimadas. E acompanhados do bombeiro José furtado de La Governacion de Santa Cruz, se dirigiram até o local para coletar informações de campo.

Um dos focos estava cercado e distante aproximadamente 3000 metros da área, o outro foi extinto por outra equipe de brigadistas. Os militares realizaram uma incursão de cerca de 1 km para verificar a situação in loco. Nesta área os bombeiros brasileiros constataram que o fogo já havia sido controlado.

Após deliberar sobre a estratégia a ser adotada com o bombeiro José Furtado, foi orientado que os brigadistas bolivianos realizassem a ampliação do aceiro existente, assim como o monitoramento do foco por meio de drone.

A guarnição brasileira contava com o TEN Lucival, ST Valdecy, SGT Josias e SGT Faldin, eles deslocaram com duas viaturas, um caminhão e uma camionete. Após ajuda aos brigadistas bolivianos, os bombeiros retornaram à Corumbá.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com incêndios florestais ativos, bombeiros de MS atuam para controlar chamas em diferentes áreas do Pantanal

Brigada Alto Pantanal já percorreu mais de 120 km para ações de combate a incêndios

Brigada Alto Pantanal combate fogo para resguardar escola no Paraguai-mirim

Bombeiros utilizam helicóptero para chegar a locais de difícil acesso para conter incêndios no Pantanal

Operação inédita em MS garante atuação dos bombeiros em áreas de difícil acesso do Pantanal

Pantanal: Deputados da ALEMS propõem audiência para solucionar queimadas

Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal, para combate às queimadas no Pantanal