Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Cassems realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 27

Encontro reúne beneficiários de todo o Estado para debaterem os desafios do atual cenário da saúde e os impactos financeiros pós-pandemia.

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), realiza na próxima quinta-feira (27), a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O evento reúne beneficiários titulares de todo o Estado.

A Assembleia acontece no auditório Manoel de Barros, localizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, a partir das 14h. E tem o objetivo de apresentar os impactos financeiros pós-pandemia e debater alternativas para a sustentabilidade do plano de saúde.

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, a Assembleia Geral Extraordinária reforça características da Caixa dos Servidores como a democratização das informações, a transparência e a autogestão do plano de saúde. 

“A Cassems é construída com a força dos servidores públicos. Isso significa dizer que temos uma capacidade extraordinária de vencer desafios, acreditar nos nossos sonhos coletivos e inovar na busca de soluções. Por isso, mais uma vez, vamos encontrar juntos os melhores caminhos para preservar a qualidade do atendimento oferecido ao nosso beneficiário e garantir a sobrevivência do nosso plano de saúde", afirma Ayache.

Custos Operacionais - Segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), seguindo a dinâmica já observada em 2022, as operadoras médico-hospitalares fecharam o primeiro trimestre de 2023 com déficit de R$ 1,7 bilhão.

Um dos fatores que puxam esse déficit é a pandemia da covid-19, que impactou, não só na vida de milhares de pessoas como também represou uma demanda de atendimentos assistenciais, e abalou as finanças dos planos de saúde no Brasil, que atualmente realizam esforços para manter o equilíbrio nas contas.

Durante a crise sanitária, de escala mundial, a Cassems com seus 600 leitos hospitalares e a sua rede de centros médicos e de diagnósticos avançados adotou ações emergenciais para adequação da rede de atendimento e assim, foi essencial para salvar milhares de vidas sul-mato-grossenses. 

Os investimentos no enfrentamento à pandemia e na assistência aos beneficiários do plano de saúde totalizaram R$290 milhões. Recursos absolutamente necessários que salvaram milhares de vidas em Mato Grosso do Sul. A taxa de recuperação de pacientes internados com covid na rede hospitalar da Cassems chegou a 89%, indicador bem acima da média nacional que ficou em 62%.

Entram ainda nessa conta elementos como a inflação médica alta, que em 2022 ficou em 7,13%, e é calculado tendo como base o aumento dos preços de bens e serviços na área de saúde. E a alta taxa de sinistralidade - resultado da proporção entre os custos médicos e o valor arrecadado em um determinado período, que segundo a ANS no primeiro trimestre de 2023 fechou em 87,2%.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Hospital Cassems regionaliza atendimentos e desafoga Santa Casa

Corumbá e Três Lagoas são alguns dos municípios que recebem atendimento do “Cassems Itinerante” em maio

Cassems realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 27

Presidente da Cassems recebe comissão de servidores públicos para ouvir demandas

Cassems lança programa de renegociação de dívida e deve beneficiar 18 mil servidores públicos

Presidente da Cassems vai à Assembleia Legislativa detalhar dados financeiros do plano de saúde dos servidores

Com intermediação da ALEMS, governo deve anunciar aporte financeiro para Cassems