Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

De escoltas à vigilância de muralhas, grupamento da Polícia Penal contribui para reforço da segurança em Corumbá

Nenhum registro de fuga em presídios de Corumbá foi registrado neste primeiro ano do Grupamento de Escolta Penitenciária (GEP).

Fotos: Divulgação

Com nenhum registro de fuga em presídios de Corumbá neste primeiro um ano em que o GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária) foi instituído na cidade e passou a ser responsável pela vigilância das muralhas, este serviço especializado da Polícia Penal tem se consolidado como um importante reforço à segurança da população.

No último dia 23, o GEP de Corumbá completou um ano de existência e, nesse período, também foram realizadas mais de 600 escoltas, inclusive intermunicipais, envolvendo também escoltas médicas, judiciais, progressão de regime, entre outras, além da realização das custódias hospitalares.

Subordinado à Diretoria de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o grupamento é formado por servidores de carreira treinados e habilitados, e é responsável pela segurança externa das penitenciárias masculina e feminina de Corumbá.

“Há exatamente um ano, me foi confiada essa missão de ajudar a implantar o GEP em Corumbá, me sinto honrado e orgulhoso. A missão é árdua, mas proveitosa”, agradece o comandante do grupamento na cidade, Domingos Sávio, que está à frente dos trabalhos desde a implantação.

Para o comandante, o GEP também representa o sistema prisional fora dos muros da prisão, atuando diretamente em meio à sociedade, quando das escoltas realizadas. Dessa forma, segundo ele, o grupo atua baseado em procedimento operacional padrão, sempre visando a maior segurança de todos.

Além de Corumbá, existem bases do GEP em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presídios de Corumbá ganham novas passarelas nas muralhas para maior segurança nos trabalhos da Polícia Penal

Polícia Penal recebe doação de coletes balísticos de última geração e armamentos

Com apoio da CGPA, Polícia Penal conclui com sucesso primeira escolta aérea para transferência de preso

MS recebe maior operação integrada da Polícia Penal brasileira no combate e controle de grupos criminosos no sistema prisional

Governo Federal libera recursos para a construção de mais um presídio em MS

Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá

Com estruturação, base da Unidade de Monitoramento Virtual em Corumbá ganha atuação do Gafip

Eficazes contra arremesso de celulares, telas de proteção serão expandidas em presídios de MS

Ação conjunta leva doações a presídio feminino em Corumbá