Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Família italiana recebe álbum do filho adotivo pelo projeto Laços do Pantanal

O casal está no Brasil desde o final do mês de fevereiro, após concluir todas as etapas legais do processo de adoção, e atualmente se encontra no período de estágio de convivência, que dura 30 dias.

Prontos para embarcar rumo a uma nova vida em família na Itália após o período de convivência em Campo Grande, um casal de italianos e seu filho adotivo, de 10 anos, natural do interior de Mato Grosso do Sul, receberam na manhã desta segunda-feira, dia 24 de março, o álbum do projeto “Laços do Pantanal: uma história contada”.
Trata-se de um projeto-piloto desenvolvido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional de MS (Cejai), vinculada à Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS, que visa simbolizar, por meio de registros fotográficos, o início de uma nova jornada familiar, buscando preservar a memória e a origem da criança adotada no contexto das adoções internacionais.
O casal está no Brasil desde o final do mês de fevereiro, após concluir todas as etapas legais do processo de adoção, e atualmente se encontra no período de estágio de convivência, que dura 30 dias. Esse período é fundamental para que pais e filho se conheçam melhor e estreitem os laços afetivos. Como parte desse processo, a família visitou o Bioparque Pantanal, vivenciou momentos de lazer e conexão registrados pela equipe de comunicação do TJMS para compor um álbum especial da criança.
Elaborado dentro do projeto, o álbum inclui a nova certidão de nascimento, registros fotográficos do período de convivência e informações sobre os gostos pessoais da criança, como cor, música e brincadeira preferidas. Além disso, o material conta com detalhes sobre a cidade natal da criança, suas tradições e aspectos culturais, garantindo que, no futuro, ela possa resgatar sua história e sentir-se acolhida dentro de sua nova família.
A entrega foi feita pelas mãos do Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, o qual ressaltou a importância do projeto como ferramenta de preservação da memória afetiva. “Esse novo projeto é realmente para que se guarde uma memória atual e futura. Não é só para a criança, mas também para os pais adotivos e também para nós, para que possamos ter um acervo, um conteúdo dos vários casos que teremos daqui para frente. Ficamos muito felizes com esse encontro e desejamos que essa nova família seja muito feliz e venha nos visitar sempre”.
O projeto “Laços do Pantanal” é um presente especial tanto para os filhos adotivos quanto para os pais, reforça o direito à origem e a construção de vínculos afetivos sólidos. Publicada no Diário da Justiça de 28 de fevereiro, a Portaria nº 049.557.082.0001/2025 instituiu oficialmente o projeto no âmbito dos procedimentos de habilitação para adoção internacional que tramitam na Cejai/MS.
A nova família agora segue sua jornada de adaptação na Itália, com a missão de preencher as páginas em branco do álbum, destinadas a incluir as fotos da nova casa, da nova escola e de toda a nova vida que se inicia para essa família nascida pela adoção.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador de MS reúne Poderes para discutir modelo mais eficiente na proteção a mulheres vítimas de violência

Em instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica, deputada fala sobre atenção ao interior

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa