Forças Armadas potencializam as ações de combate ao fogo no Pantanal e montam base avançada para acolher 100 brigadistas
Desde o início da operação Pantanal II, em 5 de junho, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica apoiam as ações governamentais com o emprego de 457 militares, 8 aeronaves, 25 embarcações e 59 viaturas.

O subcomandante da operação Pantanal, General de Brigada Ribeiro Cacho, conta as estratégias adotadas de combate ao fogo no Pantanal. “Os próximos passos no trabalho é a instalação de antenas com maior capacidade de comunicação com as antenas do Censipam [Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia], órgão da Defesa; melhor estruturação da logística para posicionar um helicóptero na base, visando agilizar o deslocamento dos agentes a partir desta base; bem como a manutenção do apoio às agências a partir de suas demandas”, explicou o general.
Operação Pantanal II - Desde o início da operação Pantanal II, em 5 de junho, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica apoiam as ações governamentais com o emprego de 457 militares, 8 aeronaves, 25 embarcações e 59 viaturas. Também foram disponibilizados rádios e rastreadores via satélite e antenas satelitais de internet. Até o momento, foram transportados 208 agentes e 5,4 toneladas de equipamentos de combate ao incêndio. As ações ocorrem nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em apoio ao Ibama e ao CBM-MS, além da Polícia Federal e a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Mato Grosso, pelo período de mais três meses.
A portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, estabelece a ativação do Comando Operacional Conjunto Pantanal II, comandado pelo General do Exército Luiz Fernando Estorrilho Baganha. Desde 14 de junho, o MD integra a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, presidida pela Casa Civil da Presidência da República e composta por 19 ministérios, com o objetivo de enfrentar a situação no Pantanal de forma permanente.
Veja Também
Governo federal publica MPs para agilizar combate a incêndios florestais
Vídeo: focos ativos na região de Maracangalha, no Pantanal de MS, mobilizam bombeiros e brigadistas
União libera R$ 137 milhões para ações conjuntas contra incêndios florestais no Pantanal
Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados
Gigante de 52 toneladas já despejou 334 mil litros de água no Pantanal
Governo Federal autoriza contratação de brigadas temporárias em vinte unidades da Federação