Furto de energia: suspeitas de fraude crescem 62% neste ano em comparação a 2023
Mais de 160 pessoas foram levadas à delegacia por conta de suspeita deste tipo de crime em 2024.

O número de suspeitas de fraude para furto de energia elétrica cresceu 62% neste ano. Em 2023, a média de denúncias e apontamentos mensais era de 6 mil casos. Já em 2024, considerando o período de janeiro a novembro, a média passou a ser de 9,9 mil casos.
A Energisa mantém uma ação ostensiva e integrada com a Polícia Civil, além de um cronograma diário de atuação contra furtos de energia elétrica e fraudes na medição de energia em imóveis nas cidades atendidas pela concessionária. Até novembro deste ano, 168 pessoas foram levadas à delegacia por suspeita de ilegalidade.
A concessionária e a polícia se baseiam em investigações preliminares e análise de dados, com o uso de alta tecnologia, para identificar discrepâncias significativas nos registros de consumo.
As inspeções periódicas para identificar fraudes e furto de energia elétrica seguem determinação do órgão regulador do setor, a Aneel, que estabelece que “a distribuidora deve promover, de forma permanente, ações de combate ao uso irregular da energia elétrica”.
“Temos intensificado as ações de fiscalização para evitar que a sociedade pague um preço caro pela atitude criminosa de algumas pessoas. Além de colocar em risco a vida de pessoas inocentes, a fraude e furto de energia provoca elevação da tarifa para todos os consumidores da Energisa Mato Grosso Sul. A população também sente o impacto no repasse aos cofres públicos, do dinheiro que poderia ser investido em segurança pública, saúde e educação, entre outros”, explica Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa
De janeiro até novembro de 2024 foram mais de R$ 68 milhões que deixaram de ser repassados aos cofres públicos, superando todo o ano de 2023. A distribuidora possui um centro de monitoramento de fraudes e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.
Veja Também
Polícia Civil deflagra operação para combater furto de energia em Corumbá
Polícia Civil deflagra operação contra furto de energia elétrica em Corumbá
Polícia Civil deflagra operação “Luminar” contra fraudes de energia em Corumbá
Allex volta questionar queda constantes de energia e demora nas religações
Energisa alerta para a segurança da rede elétrica durante queima de fogos de artifício
Com início das férias escolares, Energisa orienta sobre como reduzir o consumo de energia elétrica
Energisa é obrigada a notificar empresas para remoção de fios inutilizados na cidade
Em um ano, mais de 100 colisões de veículos em postes são registradas em MS