Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Incra promove o 1º encontro estadual de alinhamento estratégico para impulsionar Desenvolvimento Agrário

O encontro foi realizado de 8 a 10 de agosto em Campo Grande e reuniu servidores e coordenadores visando fortalecer a reforma agrária no estado.

Fotos: Divulgação

A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso do Sul realizou de 8 a 10 de agosto, o 1º Encontro Estadual de Alinhamento Estratégico. O evento, reuniu servidores, colaboradores e coordenadores de todos os núcleos municipais, em uma iniciativa inovadora visando fortalecer a reforma agrária no estado.

A iniciativa foi realizada no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e contou com a presença de representantes de 37 municípios com mais de 150 inscrições, reafirmando o compromisso com a causa e a importância do diálogo colaborativo.

O superintendente do Incra/MS, Paulinho Roberto, ressaltou a importância dessa nova abordagem para o Instituto, destacando que esses encontros serão uma constante no novo modelo adotado. "Neste primeiro encontro, temas cruciais como titulação, CCUs, georeferenciamento e regularização foram minuciosamente discutidos. Esta capacitação inaugura uma troca de conhecimento que serve como base para um trabalho verdadeiramente democrático", enfatizou.

A gestão pioneira do Incra/MS deixa evidente seu compromisso com a humanização e o respeito a todos os envolvidos no projeto de reforma agrária. Além disso, a modernização dos mecanismos de articulação e interação com órgãos e movimentos é uma marca indelével desse novo capítulo.

O evento contou com a participação da Coordenadora-Geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Nunes, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, o deputado estadual, Zeca do PT, entre outras autoridades.

Marina Nunes destacou a importância desse momento para a agricultura familiar do país e ressaltou que mulheres e jovens receberão atenção especial nas linhas de crédito entre elas, o Plano Safra.

Consciente do atual cenário de reestruturação, a equipe do Incra/MS está comprometida em buscar novas fontes de financiamento e oportunidades para os assentados. A regularização fundiária, o incentivo e o fomento emergem como diretrizes e metas urgentes de atuação, conforme enfatizado por Paulinho Roberto.

Este encontro sinaliza um novo horizonte para a reforma agrária em Mato Grosso do Sul, respaldado por um compromisso incansável com a justiça social e o desenvolvimento sustentável. A dedicação à construção de uma sociedade mais equitativa e próspera é o norte que guia cada passo dado pela equipe do Incra/MS.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador pede mutirão para regularização de imóveis residenciais em Corumbá

Prefeito Marcelo Iunes destaca valorização da agricultura familiar em Corumbá durante conferência

Censo do IBGE revela que há 1,3 milhão de quilombolas em 1,7 mil municípios de todo o país

Zeca pede Sudeco como “avalista” da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul

Prefeitura de Corumbá faz aquisição de pães e doces caseiros da agricultura familiar dos assentamentos de Corumbá

Diálogo e planejamento marcam ação do MST em Mato Grosso do Sul

Seminário "Reforma Agrária: sustentável, democrática e cidadã" em Mato Grosso do Sul antecipa a carta do Estado

União de esforços governamentais prevê para conciliação em conflitos agrários