Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Justiça Restaurativa Escolar desenvolve formação em Corumbá e Ladário

O Programa é uma iniciativa do TJMS e da SED-MS que está em funcionamento desde 2012 nas Escolas da Rede Estadual da Capital.

Foto: Divulgação/TJMS
Fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado, termina nesta sexta-feira, dia 3 de maio, a Formação em Práticas Restaurativas voltada a profissionais da educação de escolas estaduais e municipais dos municípios de Corumbá e Ladário e instituições parceiras, pela atuação da Secretaria Estadual de Educação e da Coordenadoria da Infância e da Juventude.
Sensível à questão da violência presente nas escolas locais, o coordenador do Cejusc/Corumbá, juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, está a frente da implantação do Programa da Justiça Restaurativa Escolar na comarca. O magistrado defende o desenvolvimento de metodologias que busquem restaurar relacionamentos, prevenir conflitos e levantar as necessidades dos envolvidos nas situações conflituosas em ambiente escolar.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação-SED/MS e da Coordenadoria da Infância e da Juventude - CIJ/TJMS, utilizando-se do formato teórico-prático, oportuniza aos cursistas vivenciar as práticas restaurativas, seus passos e elementos principais. Na capacitação são abordados os aspectos teóricos e as origens da Justiça Restaurativa e, ainda, os pressupostos das Práticas Circulares e o Círculo Restaurativo, destinado a casos de conflito.
Na quinta-feira, dia 2 de maio, houve a solenidade de abertura do evento com explanação sobre conceito e o histórico da Justiça Restaurativa e práticas do círculo de diálogos. À noite, no auditório do Tribunal do Júri de Corumbá, foi a vez da palestra “Práticas restaurativas como estratégia pedagógica de diálogo e de enfrentamento aos problemas de convivência na escola”, ministrada pelo juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos e pela psicóloga Valquiria Rédua da Silva.
Nesta sexta-feira, no plenário da OAB/Corumbá, continua a formação de facilitadores da rede de educação dos municípios, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a utilização das Práticas Restaurativas no ambiente escolar e a contribuição que pode ocorrer com a prática educativa voltada ao exercício do diálogo e fortalecimento de vínculos.
Saiba mais – A Justiça Restaurativa é definida como um conjunto ordenado de técnicas, procedimentos e métodos próprios, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflito e violência. De uma forma mais ampla, trata-se de um novo paradigma, uma visão de mundo que busca prevenir ou solucionar conflitos por meio do diálogo.
O Programa Justiça Restaurativa na Escola é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) que está em funcionamento desde 2012 nas Escolas da Rede Estadual da Capital.
Em 2023, o TJMS e a SED-MS lançaram o Termo de Adesão dos municípios ao Programa da Justiça Restaurativa Escolar, sedimentando a amplificação do programa para todo o MS.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeito de Ladário participa das comemorações do Poder Judiciário alusivas aos 150 anos da Comarca de Corumbá

MPMS deixa registro histórico na “Cápsula do Tempo” nos 150 anos da instalação da Comarca de Corumbá

X Concurso de Servidores do TJMS tem mais de 26 mil candidatos

TJMS lança programa para devolver R$ 314 milhões esquecidos pela população