Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Líder indígena do MS representará Brasil em evento da Casa Branca nos EUA

Maricelma Cândido participará do White House Tribal Youth Forum, em Washington D.C., em novembro.

A líder indígena Maricelma Francelino Fialho Cândido, do Mato Grosso do Sul, participará da terceira edição do White House Tribal Youth Forum, que acontecerá hoje  6 de novembro, em Washington D.C. O evento reunirá lideranças indígenas de 18 a 24 anos dos Estados Unidos que compartilharão e discutirão com o alto escalão da Casa Branca a importância da representação indígena no governo federal, além de soluções para desafios urgentes tanto no âmbito das comunidades indígenas quanto no país como um todo: mudança climática, saúde mental, soberania, e segurança alimentar.

Neste ano, além de participantes indígenas dos EUA, seis jovens lideranças de outros países das Américas foram selecionadas para integrar a iniciativa do Departamento de Estado Indigenous Youth Leadership Coalition (IYLC) – grupo que visa a uma integração de jovens lideranças indígenas da região – e também a participar do fórum. Maricelma Cândido foi uma das escolhidas e representará o Brasil ao lado de jovens do Canadá, Colômbia, Guatemala, Honduras e México.

Maricelma Francelino Fialho Cândido é uma mulher indígena do povo Terena, cuja comunidade se localiza no estado do Mato Grosso do Sul (MS). Ela é biomédica e mestranda na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O campo de pesquisa dela é o de doenças infecciosas, com ênfase em fungos causadores de micoses sistêmicas, especialmente presentes nas comunidades rurais indígenas, as quais, de acordo com a hipótese levantada por ela, são frequentemente negligenciadas e subdiagnosticadas. Maricelma é também tesoureira do Instituto Terena de Educação Intercultural e participante do Access E2C, programa intensivo de inglês para jovens profissionais negros, negras e indígenas promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MPF trata do cumprimento de decisão que determina finalização do processo de demarcação de terras ocupadas pelos Kinikinau em Miranda

Em Corumbá, Moinho Cultural luta pela cooficialização da língua espanhola

Projeto cultural concretiza as ODS em muros de escolas públicas

Fundação de Cultura divulga artistas selecionados para se apresentar no Festival América do Sul 2023

Vestibular UFMS terá provas presenciais e on-line; inscrições encerram no dia 16

Jovem Terena da Rede Estadual de Ensino é aprovada em 1º lugar no curso de Direito da UFMS