Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

MEI: Mato Grosso do Sul registra 19 mil novas formalizações no primeiro semestre de 2024

Dados da Receita Federal apontam que o número é o maior alcançado no período se comparado com os últimos cinco anos, com um crescimento de 84% em relação a 2019.

Fotos: Divulgação

Empreender tem sido a alternativa adotada por muitos sul-mato-grossenses para a geração de renda e realização profissional e, ao ingressar no mundo dos negócios, tornar-se microempreendedor individual (MEI) é um dos primeiros passos para a consolidação da empresa. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 19 mil empreendedores fizeram essa escolha e se formalizaram como MEIs em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Receita Federal.

O levantamento aponta que o número registrado em 2024 é o maior alcançado, no período de janeiro a junho, se comparado com os últimos cinco anos – um crescimento de 84% em relação ao primeiro semestre de 2019, quando foram registradas, aproximadamente, 10,3 mil formalizações. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, o maior volume alcançado é reflexo de um contexto positivo.

“Percebemos que o aumento no número de formalizações é resultado de um conjunto de fatores favoráveis, como a retomada econômica gradual e a simplificação do processo de formalização do MEI, algo que atualmente pode ser feito de forma on-line e gratuita. Outro ponto é o aumento da disseminação de informações sobre o assunto, já que quem quer empreender tem recebido um suporte cada vez maior, principalmente, do Sebrae, para entender quais são os benefícios e a segurança jurídica que a formalização oferece, além de apoio para fazer o processo”, pontuou o analista-técnico.

Como uma instituição especialista em pequenos negócios, o Sebrae/MS oferece suporte para quem já empreende ou deseja começar uma empresa com orientações e auxílio nos processos, incluindo a formalização. Foi com esse apoio que Beatriz Corregaro de Almeida se formalizou como MEI, em fevereiro deste ano, e iniciou a Flor de Luz Biojóias, onde comercializa peças artesanais feitas a partir de elementos naturais, como flores e folhas.

“Sou formada em fisioterapia, mas sempre fui muito ligada à arte, é uma coisa que vem de família, então, me interessei por um curso na internet sobre biojóias e comecei a mexer com a produção de peças há um ano e três meses. No início, eu vendia somente na Feira do Bosque da Paz, em Campo Grande, e como o Sebrae acompanha os empreendedores de lá, participei de encontros e capacitações, e resolvi me formalizar. Fui ao balcão de atendimento mesmo, recebi ajuda, e foi muito rápido”, esclarece a empreendedora.

Para Beatriz, a formalização trouxe benefícios importantes, além de profissionalizar o negócio. “Nunca paguei previdência, nem nada, então, pensando no futuro decidi me formalizar para ter esse direito, sem falar que como MEI consigo comprar insumos com preços melhores e ter condições diferenciadas, como taxa de juros menores em maquinha de cartão. Além disso tudo, a empresa que é formalizada é vista com outros olhos, passa mais credibilidade, ainda mais, tendo o apoio do Sebrae”, expôs Beatriz.

Com o suporte recebido do Sebrae/MS, a empreendedora melhorou a forma de atuar desde a formalização, além de identificar novos mercados para a venda. “No início eu só vendia na feira e pelo perfil no Instagram, mas percebi que eu tinha outras oportunidades e um país inteiro para explorar, então, nesse mês criei um site próprio para expor meus produtos. Foi muito bom ter esse acompanhamento do Sebrae, porque faz a gente pensar fora da caixinha. É algo dinâmico, que me fez querer mais, e perceber que posso crescer”, conclui a proprietária da Flor de Luz Biojóias.

Serviço

Para quem deseja orientações e informações a respeito do processo de formalização do MEI, o Sebrae/MS oferece atendimento gratuito em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, são três pontos: a sede do Sebrae/MS (Avenida Mato Grosso nº1661), e as unidades dos bairros Parati/Aero Rancho (Rua da Divisão, nº545) e Nova Lima (Rua Jerônimo de Albuquerque, nº1758). Além disso, há unidades regionais em Três Lagoas, Dourados, Coxim, Bonito e o Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Teatro-Palestra “A Arte de Cooperar: Somos Todos José” na Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso

Para mitigar mudanças climáticas, diagnóstico traça perfil de municípios da região do Pantanal

Associações comerciais de MS participam de encontro estadual voltado ao fomento do associativismo

Etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas em MS

“Os segredos do marketing digital” serão revelados em palestra no Centro Sebrae Pantanal, no dia 24

“Os segredos do marketing digital” serão revelados em palestra no Centro Sebrae Pantanal, no dia 24