Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

No Taquari, Prefeitura atendeu 193 famílias ribeirinhas com o programa Povo das Águas

O Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Fotos: Divuçgação

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 193 famílias durante ação executada no período de 16 a 22 de dezembro na região do Taquari. Realizado pela Prefeitura de Corumbá, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

A equipe da Prefeitura levou atendimento social, médico e educacional para os moradores do Rio Negrinho, Corixão, Cedrinho, Cedro, Limãozinho, São Domingos e Bracinho. Ao todo foram 226 atendimentos médicos, 241 procedimentos de enfermagem, 86 atendimentos odontológicos com 336 procedimentos. Também foram entregues 125 escovas de dente e promovidas 38 aplicações de flúor. Houve atendimento a 8 urgências com observações (pressões alta) com medicação até que normalize. Foram 22 aplicações de medicação injetável e outras 09 medicações endovenosa; 02 administrações de vitamina e 31 ações de planejamento familiar.

O Povo das Águas promoveu a aplicação 228 doses de vacinas de rotina em 120 pessoas. Ainda foram aplicadas 77 doses de vacinas contra a covid-19 e 21 contra influenza H1N1. A equipe multidisciplinar atendeu 60 pacientes com hipertensão arterial (medicação) e 11 em saúde mental; 02 gestantes foram atendidas; além de 05 pacientes com HA/DM. Também foi realizado o atendimento médico de 38 crianças.

Foram cadastradas 231 famílias na região com 193 famílias atendidas e orientadas pelo CRAS Itinerante totalizando 634 pessoas. Durante a ação foram executadas 03 atualizações do PAIF; 33 atualizações do CadÚnico e 01 inclusão no CadÚnico; além de 17 registros de BPC/Idoso e Deficiente. Os servidores ainda fizeram 09 visitas domiciliares e entregaram 181 cestas básicas. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 62 mulheres. Houve a entrega de 100 brinquedos do Natal Estrelado e de 07 kits bebê. A Defensoria Pública da União – CG fez 72 atendimentos na localidade.

Foram realizados 49 atendimentos da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura: (Carteira de Pesca), esclarecimentos do Sistema PesqueBrasil para quem já possui a Carteira e orientações para realizar as manutenções e sobre a Portaria 127 que está vigente.

A Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna/IMASUL-CG realizou 48 atendimentos aos pessoas interessadas em regularizar os documentos para emissão da Autorização Ambiental para Pesca Comercial junto ao IMASUL; esclarecimentos quanto às normas legais vigentes, que regem a atividade pesqueira no MS.

Foram distribuídas bermudas e camisetas masculinas, doadas pela Receita Federal de Corumbá. Parceiros do programa doaram brinquedos e panetones e a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval, auxiliou com 02 (dois) caminhões, no transporte dos materiais até a região do Taquari.

O Programa Povo das Águas é coordenado pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e reúne servidores das secretarias de Assistência, Saúde, Educação, Governo, Defesa Civil e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Povo das Águas atende moradores da região do Taquari a partir de terça-feira, dia 15

Povo das Águas atendeu 214 famílias durante ação na região do Baixo Pantanal

Com presença do Imasul, DPU e Ministério da Pesca, Povo das Águas atenderá famílias do Alto Pantanal

Povo das Águas atendeu mais de 200 famílias ribeirinhas na região do Alto Pantanal

Nova estratégia de vacinação contra Covid-19 começa a valer em 1º de janeiro

Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22 de Abril

Povo das Águas inicia atendimentos na região do Baixo Pantanal a partir de hoje, dia 22

Em ação inédita no Pantanal, Povo das Águas devolve sorriso a ribeirinho de Porto Esperança

Mulheres das águas do Pantanal são ouvidas pela primeira vez em ação da Cidadania