NOTA DA DIOCESE DE CORUMBÁ DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PAPA FRANCISCO
Corumbá, 21 de abril, de 2025, Oitava da Páscoa
É com profunda dor, imensa tristeza, mas com grande esperança na Ressurreição, que a Diocese de Corumbá, unida a toda a Igreja Católica, recebe a notícia do falecimento do nosso amado Papa Francisco, ocorrido nesta manhã de segunda-feira, dia 21 de abril, às 7h35, no primeiro dia da Oitava da Páscoa, tempo em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte.
O Santo Padre partiu para a Casa do Pai deixando um legado de incansável dedicação aos pobres, aos marginalizados e à retomada de uma Igreja mais misericordiosa e acolhedora. Como o primeiro Pontífice latino-americano da história, soube trazer para a Sé de Pedro o olhar compassivo e o coração aberto que marcam nossa identidade continental, sempre com um carinho especial pelo Brasil, onde, em suas visitas, derramou bênçãos e palavras de esperança.
Sua vida foi um testemunho eloquente do Evangelho: defensor da justiça social, promotor do diálogo e pastor próximo de seu rebanho, especialmente dos mais fragilizados. Em seus ensinamentos, ecoou sempre o chamado a uma “Igreja em saída”, que leva a luz de Cristo aos confins e por todo o mundo.
Sua partida durante o Jubileu e o Sínodo, nos compromete a caminharmos como Igreja que acolhe e luta pela Paz, como proferiu em sua ultima mensagem pública no dia de ontem!
Neste momento de profunda oração, convidamos todos os fiéis, sacerdotes, religiosos e comunidades de nossa Diocese a se unirem em oração pelo eterno descanso de Sua Santidade, confiando-o à misericórdia divina. Todas as Celebrações deste dia, em nossa Diocese, serão na intenção do descanso do nosso Papa. Que a Virgem Maria, a quem ele tanto amava, interceda por seu descanso e console a Igreja em sua partida.
Que o Papa Francisco, servo fiel do Reino, descanse em paz e, pela ressurreição de Cristo, alcance a alegria da vida eterna.
Dom João Batista de Oliveira, SVD
Bispo Diocesano de Corumbá
Veja Também
Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Corumbá
MORRE O PAPA FRANCISCO, AOS 88 ANOS
Nota de Pesar da CNBB pelo falecimento do Papa Francisco
Papa Francisco: morte por derrame cerebral e parada cardiorrespiratória irreversível