Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Novo superintendente do Trabalho em MS visita MPT para reforçar parceria no combate às violações trabalhistas

Nomeado pelo Ministro do Trabalho e Emprego no dia 3 de abril e empossado nesta sexta-feira (12), Alexandre Cantero é oriundo do movimento sindical.

A convite da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Cândice Arosio, o novo superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero, esteve na sede da instituição, em Campo Grande. Na ocasião, reforçaram a atuação em parceria, visando assegurar a promoção e fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas e o combate a violações de direitos no ambiente de trabalho.

Cândice Arosio e Alexandre Cantero - Foto: Ascom/MPT-MS

A procuradora-chefe do MPT-MS destacou a trajetória de Cantero perante as entidades sindicais laborais do Estado, e reforçou a convicção de que haverá continuidade do papel desempenhado na chefia da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MS). “O Alexandre é referência no direito trabalhista, oriundo do movimento sindical e já esteve presente na atuação do MPT como advogado. Agora, está à frente de um órgão que é essencial para o cumprimento da legislação trabalhista e execução de direitos básicos e essenciais ao cidadão, como a emissão da carteira de trabalho e o seguro-desemprego, e com certeza faremos um honroso trabalho juntos”, afirmou.

Durante a visita, Alexandre Cantero externou gratidão pelo empenho de todos os procuradores do Ministério Público do Trabalho em auxiliar a Superintendência do Trabalho, bem como se colocou à disposição para desenvolver ações conjuntas pela defesa e interesses do trabalhador.

"Foi muito acolhedora a recepção da doutora Cândice. Conversamos sobre os desafios que terei ao liderar o Ministério do Trabalho e a importância de contar com a parceria do MPT para assegurar um trabalho decente, combater o trabalho infantil, o trabalho escravo e outras mazelas sociais", destacou Cantero.

"Coloquei-me à disposição para desenvolver todas as atividades necessárias no combate às violações dos direitos humanos trabalhistas e promover a orientação e sensibilização dos empregadores, de forma a reduzir cada vez mais a incidência destas violações", ressaltou Cantero.

Alexandre Cantero é especialista em Direito individual e coletivo do Trabalho, e atua na área sindical há 20 anos. Passou por entidades representativas dos bancários e trabalhadores em frigoríficos, e foi presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MS. A nomeação como superintendente regional do Trabalho em MS foi publicada no Diário Oficial da União do dia 3 de abril, e foi assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Nesta sexta-feira (12), o novo superintendente do Trabalho foi empossado, durante cerimônia realizada no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

SIGA-NOS NO

Veja Também

No MPT-MS, Secretaria Estadual de Saúde e OPAS anunciam projeto de proteção psicossocial de trabalhadores do SUS

Abril Verde: Fiems defende qualificar trabalhadores e empresários para prevenir acidentes

MPT, Justiça e Fiscalização do Trabalho investem no ensino da Libras como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência e reabilitadas

MPT-MS obtém condenação de dono de lava a jato por morte de adolescente após “brincadeira” com compressor

Mais de 1,2 mil pessoas foram resgatadas de trabalho escravo em 2023

Após oferta de emprego frustrada, empresa de engenharia irá custear retorno de trabalhadores para casa

Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Corumbá passa por capacitação

MPT-MS publica edital de estágio em Administração, Direito, Jornalismo, Tecnologia da Informação e Engenharia Civil

MPT-MS divulga banco de entidades aptas a receber valores da instituição

Empresa firma acordo com MPT-MS após anúncio de vaga que "dispensava indígenas"

Justiça pune pecuarista que mentiu sobre roubo de gado para dispensa de trabalhador

Cultivo de eucalipto transgênico acarreta riscos à saúde e ao meio ambiente, alertam movimentos sociais e pesquisadores

MPT-MS aborda igualdade de gênero, raça e diversidade com membros, servidores, estagiários e terceirizados