Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

“Pantanal em Alerta”, do MPMS, recebe selo de excelência ambiental do CNMP

Reconhecimento às ações da instituição em prol da proteção do meio-ambiente foi entregue durante evento “Diálogos Ambientais”.

Fotos: CNMP

O Programa Pantanal em Alerta, desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado para auxiliar proprietários rurais, brigadistas, o Poder Público e a sociedade em geral na prevenção e combate aos incêndios no Pantanal, recebeu, nesta quinta-feira (28), o “Selo de excelência ambiental: reconhecimento de excelência em atuações ambientais do Ministério Público”, concedido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) às ações em prol da proteção do meio-ambiente que se destacaram no ano de 2024.

O reconhecimento aos projetos faz parte da 4ª edição do evento “Diálogos Ambientais”, promovido pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do CNMP, no auditório da instituição, em Brasília.

O MPMS foi agraciado na categoria “Medidas Eficazes de Proteção Ambiental: Fiscalização, Agrotóxicos e Combate a Incêndios”. Outros 17 projetos do Ministério Público brasileiro também receberam a homenagem. O Promotor de Justiça Luciano Loubet, que coordena o Núcleo Ambiental do MPMS, representou a instituição durante o evento.

A conselheira Ivana Cei, presidente da CMA, reforçou que “a homenagem com a entrega do selo tem como objetivo reconhecer o esforço e a dedicação das equipes envolvidas em iniciativas voltadas para a proteção ambiental, incentivando a contínua busca por soluções inovadoras e sustentáveis. A CMA acredita que o compartilhamento de boas práticas pode gerar impactos duradouros e positivos, elevando o nível de responsabilidade e comprometimento das instituições do sistema de justiça com a preservação ambiental”.

Diálogos Ambientais – Além da entrega do selo, diversas soluções e iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente foram apresentadas ao longo dos “Diálogos Ambientais”, que reuniu, no auditório do CNMP, representantes de diversas unidades e ramos do Ministério Público brasileiro para debater o tema “Medidas Eficazes de Proteção Ambiental: Fiscalização, Agrotóxicos e Combate a Incêndios”.

Representando o MPMS, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet apresentou o Projeto Pantanal em Alerta e, ainda, a plataforma MP Desmate Zero, lançada oficialmente durante o evento.

Desenvolvida em parceria com o MPMS, a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), da qual Loubet é vice-presidente, e o CNMP, essa ferramenta promove transparência ao disponibilizar dados sobre imóveis rurais envolvidos em desmatamento ilegal.

Cooperação Técnica – Na ocasião, também foi assinado novo acordo de cooperação técnica entre o CNMP e a Abrampa. O objetivo é possibilitar a continuidade da parceria, iniciada em 2019, para viabilizar o intercâmbio de ações conjuntas ou de apoio mútuo para o aperfeiçoamento dos membros do MP brasileiro em conhecimento voltado para a proteção ao meio ambiente.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sai lista de 1,8 mil aprovados para estágio e residência no MPMS

Núcleo Ambiental do MPMS reúne autoridades para debater ações prioritárias no combate aos incêndios no Pantanal

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa