Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Para apoiar empreendedorismo no Pantanal, moradores de comunidade em Miranda recebem notebooks

Equipamentos foram entregues à Associação de Moradores da Comunidade do Salobra, a partir de atuação do programa Pró Pantanal, do Sebrae e parceiros

Foto: Divulgação

Distante de centros urbanos, moradores em comunidades espalhadas no Pantanal encontram desafios quando decidem iniciar um negócio. Mas, com o apoio necessário, eles vêm conquistando seu espaço no mercado. Às margens da BR-262, na comunidade do Salobra, perto do município de Miranda, há empreendedores em áreas como artesanato e gêneros alimentícios, que deram um passo importante: A Associação de Moradores do Salobra agora possui dois notebooks para alavancar a gestão desses empreendimentos.

Os equipamentos foram viabilizados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo na região e novas possibilidades, movimentando a economia local em períodos de fechamento da pesca, uma das principais fontes de renda dos moradores. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (9) pelo presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, acompanhado de equipe, para a comunidade, que conta hoje com cerca de 80 famílias.

Segundo a coordenadora do Pró Pantanal, Isabella Fernandes Montello, os equipamentos irão apoiar na infraestrutura necessária para os negócios em formação na comunidade. “A gente vem trabalhando com as comunidades desde o início do Pró Pantanal, porque encontramos ali uma vontade de empreender. Só que há uma grande carência de infraestrutura. Eles já têm atividades que estão desenvolvendo, em artesanato e produtos alimentícios, mas precisam conseguir gerir melhor esses negócios, divulgar. Por conta disso, doamos dois notebooks para a comunidade, para que possamos alavancar esses negócios que estão surgindo, tornando-os fruto de geração de oportunidade e renda para essas pessoas”, disse a coordenadora.

“É muita alegria, vai nos ajudar muito. Nós precisamos organizar nossa associação, o nosso artesanato, fazer a programação de valores, a tabela, nossos projetos... Nosso objetivo é ajudar as pessoas, cada morador que se agregar com a gente, trazendo melhorias para a comunidade”, disse a representante da Associação, a também empreendedora Marinalva Oriozola, que recebeu os equipamentos junto a outros moradores e destacou que a gestão financeira será uma das prioridades com o uso dos notebooks.

Acompanhados pelo Pró Pantanal desde 2021, moradores do Salobra, vêm, aos poucos, consolidando negócios que trazem a regionalidade como marca. Após realizaram oficina em corte e costura, Marinalva, junto à mãe, Francisca Oriozola e ao primo, Gilmar Oriozola, produzem hoje sapicuás, bonecas, bolsas e outros itens que estão atraindo turistas que visitam a região pantaneira. “Estamos vendendo e temos encomendas”, celebra Marinalva.

Recentemente, eles atenderam a um evento de grande porte no estado, o Inspira Ecoturismo, de realização do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo. O seminário ocorreu entre os dias 16 e 20 de maio em Bonito, reunindo mais de 600 pessoas de diversas regiões. Para entregar aos participantes um brinde que remetesse à cultura regional, a família da comunidade Salobra produziu 500 bolsas de sapicuá, decoradas com as famosas faixas pantaneiras.

“A gente é muito grato pelo Inspira Ecoturismo, porque ele nos motivou e nos mostrou que não podemos desistir, se continuarmos podemos chegar muito mais longe”, disse na época Marinalva Oriozola. Em breve, o grupo irá comercializar os produtos em mais festivais por Mato Grosso do Sul. E, pelo aplicativo Whatsapp é possível fazer pedidos à família.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Corumbá sedia em setembro 1° Encontro de Negócios da Fronteira Brasil/Bolívia

Com dados abertos, plataforma inédita de inteligência turística de MS já está disponível

Seminário sobre clima destaca as ações sustentáveis do Estado e Bonito no turismo

Sebrae e Embratur realizam workshop para impulsionar turismo no Pantanal

Aeroporto de Bonito vai operar normalmente durante obras anunciadas pelo Estado

Taxa de sindicalização cai a 9,2% em 2022, menor nível da série

Sebrae e Faems reforçam parceria e apresentam ações para este ano