Para impulsionar o desenvolvimento de Miranda, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora
Programa oferecido pelo Sebrae/MS começa a ser executado nesta segunda-feira (27) com a pesquisa socioeconômica

A Prefeitura Municipal de Miranda aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município na próxima semana com a realização da pesquisa socioeconômica.
Entre segunda-feira (27) e quarta-feira (29), agentes irão fazer um levantamento para identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido posteriormente.
Segundo o prefeito de Miranda, Fábio Santos Florença, a adesão ao programa irá ajudar a melhorar vários setores da economia e impulsionar o desenvolvimento do município. “Desde o ano passado a gente já pensava em aderir ao Cidade Empreendedora e, agora, conseguimos realizar isso. Vemos que essa iniciativa traz muitas oportunidades, principalmente, para o comércio local, pequenos produtores e artesãos, então, as ações vêm ao encontro das necessidades da nossa população. Tenho certeza de que vai dar certo e esse ano será de muito resultado positivo para a nossa cidade”, destacou o líder do executivo.
Com contratação do Cidade Empreendedora, Miranda passa a integrar o ciclo 2023/2024 do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS até o próximo ano. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa transformar desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.
Dados da Receita Federal de 2023 apontam que em Miranda há cerca de 1.300 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a 84% da densidade empresarial. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento dos municípios. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.
São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Veja Também
Novo ciclo do Sebrae Delas é apresentado para instituições parceiras
Mel do Pantanal: Oportunidade de negócios para apicultores e preservação da biodiversidade
Do amor pelo mel ao sucesso na apicultura
Voando alto: Observação de aves impulsiona turismo sustentável em Corumbá e região
Centro Sebrae Pantanal está com inscrições abertas para cursos em março
Estão abertas as inscrições para a Rodada de Negócios durante a Semana do Artesão
Rota Gastronômica Pantaneira impulsiona turismo gastronômico em Mato Grosso do Sul
Evento Emprega Mulher será realizado em Corumbá no dia 30 de março
Rota Gastronômica Pantaneira promove negócios localizados próximos aos rios do Pantanal
Startup sul-mato-grossense desenvolve solução para o meio jurídico e se destaca no segmento
Sebrae/MS apoia empreendedores locais do Pantanal com capacitação em associativismo
Para impulsionar o desenvolvimento de Ladário, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora
Mais de 25 municípios firmam parceria com o Sebrae para execução do programa Cidade Empreendedora