Parceiros se unem para atendimento à população de Corumbá e Ladário
A expectativa é que esta edição seja uma das maiores e mais completas realizadas, em razão das parcerias.

Em mais uma edição do ‘Juizados em Ação – Comunidades Tradicionais de MS’, diversos parceiros disponibilizaram serviços hoje e amanhã (25), na Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues, em Corumbá, para atendimento às populações ladarense e corumbaense.
A expectativa é que esta edição seja uma das maiores e mais completas realizadas, em razão das parcerias. Na verdade, o ‘Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais’ é uma proposta inovadora do Des. Alexandre Bastos, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, pensada para levar a justiça aos habitantes das comunidades tradicionais.
Segundo o Des. Alexandre Bastos, o projeto foi desenvolvido desde o início desta gestão e pretende, ao prestar atendimento às comunidades que têm dificuldades e limitações para acessar o Judiciário, evidenciar a atuação efetiva dos juizados especiais, oportunizando soluções pré-processuais e agilizando atermações das demandas.
Por isso, além de uma van para atermações, um dos ônibus da Justiça Itinerante sempre participa das ações em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e outros locais onde vivam povos que integram comunidades consideradas tradicionais. Ações como essas já foram realizadas nas aldeias de Amambai e em duas aldeias de Aquidauana.
Para esta edição da ação em Corumbá a Cassems disponibilizou o ônibus do projeto de prevenção ao câncer, onde mulheres podem realizar os exames de colo do útero, mamografia e PSA, utilizado para diagnosticar o câncer de próstata em homens.
Foram disponibilizados ainda guichês de atendimento da Energisa e Sanesul. A Defensoria Pública está prestando atendimento jurídico, assim como a Universidade Federal de MS (UFMS) para casos trabalhistas e a OAB para causas da área cível.
A justiça eleitoral está emitindo o primeiro título de eleitor, garantindo a revisão de título e transferência de domicílio eleitoral. A polícia civil está oferecendo a emissão de carteira de identidade (RG).
A Polícia Militar está divulgando o programa “Mulher Segura”, realizado nos municípios de Corumbá e Ladário, que visa a proteção da mulher vítima de violência doméstica, sobretudo na fiscalização de medidas protetivas e acompanhamento e encaminhamento da vítima à rede de apoio.
A Prefeitura Municipal de Corumbá e a Marinha do Brasil estão prestando atendimento odontológico e providenciaram um ‘escovódromo’ para crianças. A equipe da prefeitura está realizando também testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e atendimento ao Cadastro Único.
Além da emissão de carteira de trabalho, a superintendência Regional do Trabalho está tratando de assuntos como seguro-desemprego e abono salarial. Por fim, o Procon e o INSS estão prestando atendimento ao público, assim como o Cartório de Registro Civil, que está emitindo certidão de nascimento e casamento.
Veja Também
Em parceria com a Prefeitura, Corumbá recebe projeto Juizados em Ação na próxima semana
Comarca de Corumbá recebe Juizados em Ação nesta sexta