Polícia Penal recebe doação de coletes balísticos de última geração e armamentos
Ao todo, a Polícia Penal recebeu a doação de 16 coletes balísticos padrão internacional e 68 armas de fogo.
A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) oficializou, na manhã desta terça-feira (16.5), a entrega de armamentos e coletes balísticos à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), para uso dos policiais penais em serviço. Ao todo, a Polícia Penal recebeu a doação de 16 coletes balísticos padrão internacional e 68 armas de fogo.
Considerados de última geração, os coletes foram doados pelo do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), e fazem parte de uma doação feita ao departamento pela Embaixada dos Estados Unidos. Os equipamentos são dotados de placa de blindagem rígida, resistentes à balístico nível III, com proteção para fuzil de alta velocidade – CAG 3S11 NIJ Standard.
Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, os coletes de alta qualidade serão um reforço nos equipamentos utilizados nos novos serviços que a Agepen vem assumindo. “É um importante reforço na segurança”, disse.
Já os armamentos correspondem às 60 pistolas Imbel Calibre .40 e mais oito carabinas modelo CT40, que foram repassados pela Polícia Militar à Agepen, na última semana, com a doação oficial efetivada durante encontro realizado na Sejusp.
“Temos um compromisso de atender as demandas da Agepen para fortalecer os trabalhos da Polícia Penal e equipar os policiais penais em atendimentos de escoltas e custódia hospitalar. Esse é o primeiro passo, estamos com outras tratativas, trabalhando para estruturação da carreira e das unidades penais”, destacou o secretário Executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro.
Os coletes doados, segundo o comandante do DOF, cel. PM Everson Antônio Rozeni, são novos, e representam os mais resistentes entre os utilizados pela força policial.
“Precisamos nos ajudar e estamos disponibilizando o que temos de melhor em coletes balísticos. Essa integração é muito positiva, pois beneficia diretamente quem é o cliente da nossa prestação de serviço, que é a população”, destacou o comandante, reforçando que a Polícia Penal sempre contribui no apoio em escoltas de alta periculosidade, entre outras várias situações.
Também participaram do ato de entrega o secretário Executivo de Segurança Pública, Cel. PM Wagner Ferreira da Silva; o coordenador de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rodrigo Almeida Morel e pela Agepen: o diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista; o diretor de Operações, Raul Ramalho, o chefe de Gabinete, Luís Rafael de Melo Alves; o assessor da presidência, Anderson Moreno; o chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais, Leoney Martins, o comandante do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), Rangel Schveiger, entre outros.
Veja Também
Com mais 167 viaturas, Governo conclui entrega de 2.624 veículos para segurança
Agepen reforça segurança em presídios de MS com a distribuição de rádios comunicadores
Para ter um Estado próspero e inclusivo, Governo reforça segurança com 67 novos escrivães de polícia
Corumbá sedia Encontro de Incentivo à Contratação da Mão de Obra Prisional na terça-feira
Agepen vai confeccionar uniformes de internos em larga escala nos presídios
Policiais penais de MS participam de Curso de Operações Especiais Prisionais em SP
Agepen define regras sobre oferecimento de cursos livres EAD à população carcerária de MS
Índices de criminalidade registram queda em Mato Grosso do Sul pelo 3º mês consecutivo