Prefeitura treina equipe que vai trabalhar certificação do Selo Arte para produtores familiares
A validação sanitária possibilita comercialização, em todo o Brasil, dos produtos de origem animal.

A equipe da Prefeitura de Corumbá responsável pela certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) passou por treinamento para iniciar o atendimento aos produtores familiares, dos assentamentos rurais, interessados em retirar o Selo Arte. A validação sanitária possibilita comercialização, em todo o Brasil, dos produtos de origem animal. A capacitação foi realizada na semana passada em Campo Grande.
O trabalho segue orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.
“O treinamento da equipe do SIM aconteceu no Centro de Excelência da Embrapa Gado de Corte. É uma parceria da Prefeitura, com o Senar MS; Famasul, Sindicato Rural de Corumbá; Iagro; Semadesc e também com o Ministério da Agricultura. Aqui em Corumbá já temos produtores de queijo e da apicultora interessados no Selo Arte”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.
A certificação (Selo Arte) é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação. O Selo Arte é entregue ao produto e não à empresa.
O processo para aquisição do Selo Arte obedece critérios determinados pela Iagro. Entre eles está a necessidade de os produtores estarem registrados no serviço de inspeção estadual (SIE) ou serviço de inspeção municipal (SIM), devendo cumprir as boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias.
Selo SISBI-POA
De acordo com o secretário adjunto, a Prefeitura de Corumbá também começou a trabalhar o acesso ao selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A certificação faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Ela padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Para obtê-la, é necessário comprovar que tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA foram definidos pelo MAPA.
Veja Também
A ciência que ajudou Mato Grosso do Sul a se tornar uma potência do agro
Embrapa oferece download de livro sobre 50 alimentos produzidos no Brasil
Definida Comissão da Câmara de Corumbá que vai tratar da questão relacionada aos produtores rurais
Showtec fecha 26ª edição com R$600 milhões em negócios
Fiscalização da Prefeitura avalia renovação do Selo SIM para produção apícola na Serra do Amolar