Presidente do Concen de evento alusivo aos 30 Anos dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica
O evento ocorreu na OAB/MA e teve participação do diretor-geral da Aneel

A presidente do Concen, Rosimeire Costa, participou nos dias 03 e 04 de março, em São Luís (MA), do Workshop "O papel dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica", integrante da programação dos 30 Anos dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica. O evento ocorreu na OAB/MA e teve participação do diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa Neto.
“Foi muito importante para os conselheiros dos consumidores, porque muito se falou sobre suas competências; da complexidade do Setor Elétrico, da gama de possibilidades futuras sobre os desafios das novas tecnologias e da transição energética que vai ser colocada para contribuição”, resume Rosimeire, que atualmente também presidente o Conacen (Conselho Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica).
Tal reforma, explica a presidente, será colocada para entendimento dos conselheiros que irão traduzi-la para a sociedade. Compreende descarbonização, hidrogênio verde, reformulação do setor, com participação do consumidor como centro da política de energia elétrica. “O consumidor já foi colocado no centro, principalmente como produtor, dentro do SIN (Sistema Interligado Nacional), e essa condição requer do conselho maior capacitação, principalmente para traduzir as normativas e, no nosso entendimento, o órgão regulador precisa manter suas competências para evitar desequilíbrio financeiro entre as classes de consumo e o serviço regulado”.
Rosimeire destaca, ainda, que não há que se falar de privilégio de classes sobre outras no que tange os subsídios cruzados. “Precisamos avançar, de forma segura e tranquila, de forma escalonada, no desregramento dos subsídios”.
Veja Também
Audiência pública para Revisão Tarifária Periódica da Energisa MS será dia 02 de fevereiro
Energia Elétrica fica 9,58% mais cara para consumidores residenciais no sábado, 08/04
Concen entra com recurso contra decisão que deixou tarifa de energia acima do esperado