Projeto Andanças do Patrimônio estará em Corumbá em 15 e 16 de maio
Iniciativa de escuta participativa do Iphan ocorrerá dentro da programação do 18º Festival América do Sul.
Nos dias 15 e 16 de maio, o projeto Andanças do Patrimônio, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que reúne gestores, instituições públicas e privadas e a sociedade civil engajada com a preservação do patrimônio cultural, estará em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
A Oficina do Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural fará parte da programação do 18º Festival América do Sul (FAS), no Centro de Convenções do Pantanal - Miguel Gómez, na quinta-feira (15/05), das 8h às 18h. As discussões serão pautadas por quatro eixos:
1- Tecendo redes e fortalecendo territórios: a institucionalização do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural a partir da gestão participativa e compartilhada
2- Patrimônio cultural para e pelo povo: representatividade, acessibilidade, equidade e democratização
3- Fazendo a roda girar: fomento, economia do patrimônio, trabalho, renda e sustentabilidade
4- Patrimônio cultural: caminhos para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a proteção e a adaptação frente à emergência climática
Já na sexta-feira (16/05), ocorrerá a caminhada “Corumbá a pé: revelando o patrimônio cultural”, que passará pelo Casario do Porto Geral, conjunto histórico e arquitetônico tombado pelo Instituto. A concentração será na Praça da República, em frente à Catedral Nossa Senhora da Candelária.
O Andanças
A iniciativa pretende estabelecer as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC), em conjunto com detentores, fazedores e trabalhadores do patrimônio. O objetivo é construir as diretrizes e os principais pontos da agenda de políticas públicas para cuidar do Patrimônio Cultural. O Andanças busca ampliar a discussão sobre como preservar e promover o patrimônio, reunindo grupos e comunidades, gestores de políticas públicas, pesquisadores, mestres e mestras, estudantes do campo, profissionais, organizações públicas e privadas atuantes na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, e toda a sociedade interessada.
Percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal, o projeto vai realizar diagnósticos, mobilizar atores, firmar acordos, discutir as competências e divisão de responsabilidades para a gestão e preservação do Patrimônio Cultural, culminando na formulação participativa do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e na constituição das diretrizes para o Marco Regulatório do SNPC, dois documentos fundamentais para o Sistema se consolidar. Quanto mais representativa e inclusiva for a escuta, mais alinhados e integrados estarão sociedade, governos e agentes privados na preservação do Patrimônio Cultural.
Serviço
Oficina do Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural
Data: 15 de maio
Local: Centro de Convenções do Pantanal - Miguel Gómez
Endereço: Rua Domingo Sahib, 570 — Centro, Corumbá (MS)
Mais informações: snpc@iphan.gov.br
Caminhada “Corumbá a pé: revelando o patrimônio cultural”
Data: 16 de maio
Local: concentração na Praça da República, em frente à Catedral Nossa Senhora da Candelária
Endereço: Praça da República, 2-160 — Centro, Corumbá (MS)
Veja Também
Sede da superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul é reinaugurada
PAC Cidades Históricas: prefeito; consultores da Unesco e Iphan vistoriam prédios
MPF/MS questiona planos para Hidrovia do Rio Paraguai em audiência pública
Prefeitura de Corumbá participa de avaliação dos trabalhos do 'Soy Loco por Ti América'
Na 18ª edição, Festival América do Sul integra em MS culturas, patrimônio e sustentabilidade