Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Geral

Sábado tem a 1ª Caminhada do Dia Mundial do Rim, em Corumbá

Integrantes do Grupo Amigos do Rim Corumbá estiveram na Câmara para falar sobre o trabalho na cidade e sobre a caminhada de sábado.

Fotos: Divulgação

Acontece no próximo sábado, dia 16, a 1ª Caminhada do Dia Mundial do Rim, evento organizado pelo Grupo Amigos do Rim Corumbá (GARC). O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde renal, promover a prevenção de doenças renais, além de celebrar o Dia Mundial do Rim que ocorre em 14 de março.

A caminhada está programada para às 7h30, com saída em frente à Clínica de Diálise Renalmed, localizada na Rua América, 1.787, entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa Rodrigues, e término no Jardim da Independência.

Na sessão de ontem, terça-feira, 12, membros do Grupo Amigos do Rim de Corumbá, atendendo convite do vereador Allex Dellas, estiveram na Câmara, para falar sobre o evento, bem como sobre o trabalho prestado de acolhimento aos pacientes renais crônicos de Corumbá que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A apresentação esteve a cargo do responsável pelo GARC, Luiz Mario de Campos Sá, e pela nutricionista Regiane Monteiro, que fizeram uma explanação dobre a caminhada, bem como do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo.

O GARC

O Grupo Amigos do Rim Corumbá é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente e filantrópico, inserida no âmbito do Terceiro Setor. Sua missão consiste em oferecer apoio, assistência e proteção aos pacientes renais crônicos de Corumbá, Ladário e aos residentes bolivianos na fronteira, por meio de ações de acolhimento social, assessoramento, defesa e garantia de direitos.

Fundado em 2015, o grupo começou suas atividades com o acolhimento de pacientes renais crônicos em situação de vulnerabilidade social. Em reuniões multidisciplinares, assistente social e psicólogo analisavam as dificuldades de acesso enfrentadas por esses pacientes, o que levou à criação do grupo para buscar parcerias e apoio à causa, mediante doações não financeiras, como cestas básicas, entre outros.

Atualmente, a clínica de hemodiálise atende 140 pacientes dos quais 30 são de Corumbá e 10 são de Ladário e são beneficiados pelo Grupo Amigos do Rim. Apesar de sua natureza filantrópica, o Grupo Amigos de Rim mantém estreita colaboração com o poder público e estabelece parcerias com instituições como a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, Lions Alvorada de Corumbá e a Prefeitura Municipal de Corumbá.

O Grupo se sustenta por meio de doações da comunidade em geral e de mantenedores. Os pacientes admitidos para tratamento dialítico são encaminhados a uma equipe multidisciplinar da clínica, que realiza relatórios socioeconómicos. Caso se identifique situações de vulnerabilidade social, o grupo é informado e procede-se ao acolhimento do paciente e sua família. Grupo Amigos do Rim busca atender às necessidades dos pacientes conforme relatado.

APOIO DA CÂMARA

A Câmara, além de conclamar a população corumbaense, ladarense e boliviana a participar da caminhada no sábado, já se colocou à disposição do Grupo Amigos do Rim Corumbá, inclusive no sentido de tornar o GARC, uma instituição de Utilidade Pública, por meio de um Projeto de Lei, assegurando o direito celebrar temos de parcerias com as organizações da sociedade civil e instituições públicas.

O apoio foi total de todos os vereadores presentes à sessão: presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Roberto Façanha, Allex Dellas, Genilson José, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla, Manoel Rodrigues, Chicão Vianna, Alexandre Vasconcellos, Nelsinho Dib e da vereadora Raquel Bryk.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério da Saúde vai investir R$ 200 milhões nos serviços de hemodiálise ofertados pelo SUS

Transplantes salvam vidas, mas só ocorrem após doação de órgãos autorizada por famílias

Deputado garante o primeiro centro de transplante fígado e rim do Mato Grosso do Sul

Com primeiro centro para transplante de fígado, MS pode fazer 70 procedimentos por ano

Proposta regulamentação do uso de celulares na rede pública de ensino de Corumbá

Vereador trabalha para habilitação de leito hospitalar psiquiátrico em hospital de Corumbá

Vereador pede urgência na substituição de aparelhos de ar-condicionado nas escolas da Reme

Prefeitura promove “Acolhimento das Famílias Atípicas, Por + Respeito, Compreensão e Conhecimento”

Vereador sugere carteira de identificação a pessoas com doença renal crônica e fibromialgia

Vereador reforça necessidade de serviços de sinalização de trânsito na Porto Carrero

Manoel Rodrigues cobra rapidez na realização de exames protocolados nas unidades de saúde

Gaúcho da Pró-Art pede poda de árvores com galhos entrelaçados à rede de energia elétrica