Sebrae e Faems reforçam parceria e apresentam ações para este ano
O planejamento faz parte do programa TransformAção e foi apresentado nessa terça-feira (30), em evento na sede do Sebrae em Campo Grande.

Na terça-feira (30), lideranças do Sebrae e do Sistema Faems se reuniram para expor os alinhamentos das ações previstas para 2024. A iniciativa conjunta faz parte do programa TransformAção, e visa fortalecer o associativismo, aprimorar a gestão das associações comerciais, além de apoiar o trabalho das micro e pequenas empresas. Líderes das instituições estiveram presentes bem como diretores, executivos, representantes de associações comerciais e empresariais filiadas à Faems.
Essa iniciativa contou com a realização de ações prioritárias: diagnóstico dos principais desafios das associações para a criação de um plano de ação e o acompanhamento dos executivos das entidades; reuniões mensais on-line, abordando temas para fomentar o associativismo; e articulação com novos fornecedores para trazer oportunidades e capacitações.
“Nós, da Faems junto com o Sebrae trabalhamos para a melhoria das Associações. Sempre trabalhamos para fazer a diferença para que essas associações possam levar melhorias aos municípios”, aponta o presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti. Já para o vice-presidente do Sistema Faems e também conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, os encontros regionais e visitações técnicas em associações comerciais regionais é um dos pontos de relevância.
“Esse projeto que estamos apresentando é o planejamento de 2024. Ele traz para nós uma perspectiva de que teremos um ano de um bom relacionamento entre os associados e as entidades, as associações empresariais. E, juntamente, com o Sebrae é um trabalho desenvolvido de uma maneira muito eficaz e está trazendo muitos, muitos bons resultados”, discorre o vice-presidente.
O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforça a relevância de um olhar para o mercado para criar um diálogo com empresas, o poder municipal e o Sebrae. “Esse encontro da Faems vem para que a gente identifique os desafios e possamos deslumbrar aonde queremos chegar, além de construirmos, com a ajuda dos nossos consultores, como alcançaremos esse objetivo. Com esse trabalho, já geramos transformações na comunidade digital das associações e trouxemos melhorias para os empresários associados. Agora, vamos continuar atuando para fortalecer as associações”, reforçou Estanqueiro.
Apoiando o associativismo
Ao todo, atualmente, 63 Associações Comerciais e Empresariais estão ativas junto à Faems, e dessas, são participantes do programa Transformação 55. A parceria visa fortalecer as entidades empresariais por meio da disseminação de conhecimento, geração de receitas e ampliação dos serviços oferecidos aos associados.
O programa abrange ações como o diagnóstico dos principais desafios das associações, para a criação de um plano de ação e o acompanhamento dos executivos das entidades; reuniões abordando temas para fomentar o associativismo; articulação com novos fornecedores, para trazer oportunidades; e capacitações.
Por meio da parceria, o Sebrae expande a cobertura de atendimento em todo o estado de Mato Grosso do Sul, contando com o apoio das associações comerciais filiadas à Faems e apoiando-as no trabalho com micro e pequenas empresas. Para obter mais informações sobre a iniciativa, entre em contato com o Sebrae por meio do número 0800 570 0800.
Veja Também
Capacitação em sustentabilidade e ESG reúne líderes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Para apoiar empreendedorismo no Pantanal, moradores de comunidade em Miranda recebem notebooks
Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024
Sebrae alcança mais de 90 mil pequenos negócios em Mato Grosso do Sul
Micro e Pequenas Empresas lideram saldo de emprego positivo em Mato Grosso do Sul
Pequenos negócios sustentam saldo positivo de empregos em MS no primeiro quadrimestre do ano
Associações comerciais de MS participam de encontro estadual voltado ao fomento do associativismo