Sede da superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul é reinaugurada
As obras de requalificação receberam um investimento aproximado de R$ 1 milhão.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, na próxima sexta-feira (21), a cerimônia de reinauguração da sede da sua superintendência no Mato Grosso do Sul. A entrega ocorre após a conclusão das obras de requalificação e acréscimos construtivos no imóvel histórico, com aproximado de R$ 1 milhão de investimento do Iphan. O evento faz parte da programação da Semana do Artesão, em Campo Grande (MS), que acontece entre os dias 19 e 25 de março e conta com palestras, apresentações culturais e a feira de artesanato Mãos que Criam.
A nova sede do Iphan no Mato Grosso do Sul está instalada em um edifício histórico de Campo Grande, que integra o Complexo Ferroviário Histórico e Urbanístico da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, tombado pelo Iphan em 2009 e protegido nas esferas estadual e municipal desde a década de 1990. Construída provavelmente entre as décadas de 1930 e 1940, a edificação foi originalmente utilizada como escritório para engenheiros ferroviários da Rede Ferroviária Federal S.A. e doada ao Iphan em 2009 pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU-MS). O projeto de requalificação preservou suas características arquitetônicas, incluindo a cobertura em telhas francesas, pisos de madeira, janelas basculantes de ferro e portas de madeira.
Além da cerimônia de reinauguração, a programação conta com o lançamento da exposição fotográfica “Guardados Revelados: Quando uma fonte histórica nos abraça”, que apresenta registros da década de 1980 feitos pelo fotógrafo Chico Ribeiro sobre a comunidade quilombola Tia Eva, de Campo Grande. A comunidade tem um pedido de tombamento atualmente em processo de análise pelo Iphan. Também haverá apresentação do grupo de teatro Maracangalha, com uma cena da peça “Revisitando os caminhos da Noroeste do Brasil”, e o show musical da artista Marta Cel, no Armazém Cultural, como parte da programação da Semana do Artesão.
Reinauguração da sede da superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul
Data: 21 de março de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Rua General Mello, 23 - Centro - Campo Grande – MS
Veja Também
Corumbá promove ações durante o Mês do Patrimônio Histórico
Teto de prédio histórico no Casario do Porto em Corumbá desaba
Palestras e apresentações vão comemorar os 50 anos de tombamento do Forte de Coimbra
Prefeitura de Corumbá trata de agenda cultural em reuniões com IPHAN e FCMS
PAC Cidades Históricas: prefeito; consultores da Unesco e Iphan vistoriam prédios
Superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul realiza visita à Prefeitura de Ladário