Terror na Síria: terroristas no poder matam e queimam centenas de civis
Novo poder sírio, ligado à Al Qaeda, massacra mais de 500 civis em onda sectária.
Pelo menos 532 civis da minoria étnico-religiosa alauita foram mortos na Síria desde quinta-feira (6), informou a AFP neste sábado (8). Os ataques, liderados pelos terroristas do grupo HTS (Hay'at Tahrir al-Sham), marcam o episódio mais violento contra grupos religiosos desde que assumiu o poder no país em dezembro do ano passado.
As forças do HTS, ligadas à Al Qaeda e outras redes terroristas, atacaram bairros alauitas na região costeira de Latakia com foguetes e projéteis de artilharia. Testemunhas relatam que corpos de sírios alauitas foram queimados pelas forças do HTS, de acordo com o canal PressTV.
Os protestos da comunidade alauita contra a nova liderança do HTS foram o estopim para os ataques. No entanto, a violência não se limitou a essa minoria religiosa. Cristãos também têm sido alvo de perseguições e ataques, aumentando o temor de uma limpeza étnica e religiosa em larga escala.
Desde quinta-feira, confrontos violentos entre as forças do governo interino da Síria e grupos armados da oposição afiliados ao antigo governo de Bashar al-Assad têm causado caos em regiões costeiras. Observadores internacionais alertam que a situação pode representar o reacendimento da guerra civil no país.
Veja Também
Mais de 340 mil palestinos deixaram suas casas em Gaza, afirma ONU
Enquanto massacra os palestinos e bombardeia o Líbano, Netanyahu ameaça o Irã e é vaiado na ONU
Síria: potências estrangeiras apoiaram 13 anos de guerra contra Assad