YouTube supera canais de TV e Globo entra em guerra contra a plataforma
Segundo o balanço trimestral do Google, a plataforma faturou US$ 25,7 bilhões (R$ 157 bilhões) só nos nove primeiros meses de 2024.
O YouTube possui, sozinho, quase o mesmo faturamento da televisão aberta dos Estados Unidos em termos de arrecadação publicitária atualmente. Segundo o balanço trimestral do Google, a plataforma faturou US$ 25,7 bilhões (R$ 157 bilhões) só nos nove primeiros meses de 2024.
Segundo a coluna Na Sua Tela no UOL, no ano passado, todas as emissoras americanas com sinal aberto arrecadaram, juntas, US$ 33 bilhões (R$ 202 bilhões) com publicidade. No mesmo período, o YouTube teve US$ 31,51 bilhões (R$ 193 bilhões) de faturamento.
Em um evento realizado em outubro deste ano, a big tech afirmou que o YouTube tem cerca de 75 milhões de espectadores em TVs conectadas à internet no Brasil, enquanto as emissoras tradicionais têm um número estimado de 73 milhões de público.
A Globo decidiu reagir ao avanço da YouTube no Brasil e tem investido em plataformas de vídeo online, recebendo uma receita de R$ 15 bilhões de anunciantes só em 2023. O Google não divulga recortes regionais de arrecadação, o que impede uma comparação só no país.
Veja Também
Canal da TV Evangelizar em Corumbá (MS) agora é digital
BlueSky escolhe representante no Brasil e aposta em crescimento mesmo com possível retorno do X
YouTube supera Globo e TVs abertas pela 1ª vez e é plataforma mais assistida no Brasil
Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas
TV Brasil é a instituição federal com maior engajamento nas redes